A nova edição da exposição “KINA – Novos Sons, Novas Visões” vai levar para a Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro, obras realizadas com técnicas de cinema, vídeo, arte digital e sonora de artistas de diversas regiões do Brasil e internacionais.
Com a curadoria de Gabriela Maciel, a exposição apresenta obras que exploram narrativas sociais, inclusivas e ambientais ao representar um panorama de registros contemporâneos, rurais, quilombolas, afrodiaspóricos, indígenas, urbanos e virtuais. As projeções começaram a ser exibidas neste sábado (20) na fachada do museu, fazendo parte do cenário carioca, no coração da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Nesta segunda edição, KINA apresenta vídeos de Keila Sankofa (Amazonas, BR), Jaime Lauriano (São Paulo, BR), Mulheres do Jequitinhonha (Minas Gerais, BR), Fernando Velazquez (Uruguai), Louise Botkay (Rio de Janeiro, BR), Mit Borrás (Espanha), Patricia Borges (Rio Grande do Sul, BR), Diego Lama (Peru) e live sets dos Djs Ademar Britto (Rio de Janeiro /BR), do coletivo carioca Mariwô, representado nesta apresentação pelo DJ BBD (Rio de Janeiro/BR), Capetini (Rio de janeiro/BR) e Yasmin Zyngier (Sergipe, BR).
A exposição busca promover o acesso às artes, convidando os passantes a se conectarem com as projeções, que podem ser vistas e ouvidas por quem circula pela Lagoa. A ideia é levar os espectadores a considerar seu lugar no mundo e o papel que as artes, as culturas e as tecnologias analógicas e digitais, ancestrais e futuristas, desempenham ao representar o senso de pertencimento coletivo. Na abertura, os DJs na varanda da casa prometem mesclar novas e antigas sonoridades com influências eletrônicas e de outras vertentes em mixagens que transitam entre o estilo lounge e ritmos dançantes.
KINA – Novos Sons, Novas Visões conta com o patrocínio da Klabin S.A, produção da AREA27 e apoio da Atlantis e Everaldo Molduras. A realização é do Ministério da Cultura.
SERVIÇO:
Casa Museu Eva Klabin – Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa
Exposição:
De 20/07 a 18/08
Na fachada diariamente: das 18h à meia-noite
Na sala de projeção: de quarta a domingo, das 14h às 18h.
Gratuito
Classificação Livre
Leia também: Exposição ‘Funkeiros Cults’ entra em cartaz no Museu das Favelas em SP