Inaldete Pinheiro e Ceça dos Prazeres integram bate-papo sobre vivências negras em Recife (PE)

Website-Citacao-Longa-com-Botao-e-Imagem-de-Fundo-Branco-Preto-1.png

Abrindo espaço para conversas sobre vivências socioculturais afropindorâmicas, o Espaço O Poste em Recife (PE), recebe na sexta-feira (14) às 19h, o projeto Gira de Diálogo. O encontro gratuito e aberto ao público, parte da programação do local, recebe as convidadas Inaldete Pinheiro e Ceça dos Prazeres, que compartilham suas experiências enquanto lideranças femininas negras que protagonizam ações contracoloniais no Recife. 

Nascida no Rio Grande do Norte mas radicada no Recife há mais de 50 anos, Inaldete Pinheiro é escritora, ensaísta, poeta e educadora. Tem mais de 10 livros publicados, entre poemas, literatura infantojuvenil, além de livros teóricos e ensaios. É fundadora do Movimento Negro em Pernambuco (MNU-PE) e participa da Gira de Diálogo compartilhando suas experiências enquanto mulher negra escritora e ativista.

Ceça dos Prazeres (esquerda) e Inaldete Pinheiro (direita) /Foto: Divulgação (esquerda) /Mayara Barbosa (direita)

Ceça dos Prazeres é produtora e articuladora cultural, além de ativista negra, uma das principais lideranças do Quilombo dos Prazeres. Assina a direção e a produção cultural de artistas como Lucas dos Prazeres, Raízes de Quilombo e Coco Mazzurca. Também participou ativamente de projetos artísticos afrocentrados, como a Terça Negra. No bate-papo, ela aponta caminhos para realizações culturais sintonizadas com o empoderamento da cultura afroindígena.

Segundo Naná Sodré, uma das integrantes do Espaço O Poste, o encontro tem por objetivo visibilizar o protagonismo dessas mulheres negras ativistas, uma vez que suas atuações exaltam a cultura afroindígena em Pernambuco de forma singular e inspiradora. “Nessa conversa, queremos compartilhar conhecimento e inspirar pessoas a entenderem o pensamento de mundo contra colonial, mostrando que é possível colocá-lo em prática mesmo no sistema colonizado no qual ainda nos encontramos”, comenta ela.

OCUPAÇÃO ESPAÇO O POSTE – O projeto Gira de Diálogo é uma das ações culturais da Ocupação Espaço O Poste, projeto incentivado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Espaços Artísticos, que mensalmente leva ações diversas à sede do Grupo O Poste Soluções Luminosas, no bairro da Boa Vista, em Recife/PE.

Para além da Gira de Diálogo, o projeto Ocupação Espaço O Poste realiza neste mês de junho as últimas apresentações do espetáculo “Cordel do Amor sem fim”, aclamada e premiada montagem do grupo O Poste que vem sendo realizada desde 2009. Com texto de Claudia Barral e direção de Samuel Santos, a encenação é inspirada na Literatura de Cordel e narra os conflitos vividos por três irmãs que moram às margens do Rio São Francisco, no Sertão pernambucano. As apresentações acontecem na quarta e quinta-feira, 19 e 20/06, às 19h, e ambas já estão com ingressos esgotados. 

Ainda neste mês de junho, o Espaço O Poste sedia as atividades da Escola O Poste de Antropologia Teatral, curso de teatro afrocentrado e contra colonial que prepara atores e atrizes para o mercado através de metodologia própria, a partir de expressões culturais afro indígenas, como Cavalo Marinho, Maracatu Rural, Capoeira e movimentação de Orixás e entidades da Umbanda e do Candomblé. O curso ocorre duas vezes por semana e segue até dezembro, quando os participantes encenam um espetáculo de conclusão do curso.

SERVIÇO:

Projeto Gira de Diálogo, com Inaldete Pinheiro e Ceça dos Prazeres
Dentro da programação da Ocupação Espaço O Poste
Sexta-feira, 14/06, às 19h

Espaço O Poste (Rua do Riachuelo, 641 – Boa Vista, Recife/PE)

Entrada gratuita

Leia também: Exposição itinerante “Favela em Fluxo” do Museu das Favelas (SP) está em cartaz no Recife (PE)

Deixe uma resposta

scroll to top