Nigéria teve ao menos 8 mortos e 150 sequestrados em ataque armado

nema-nigeria1.webp

Pelo menos oito pessoas foram assassinadas e 150 sequestradas em ataque armado em Kuchi, que fica localizado no estado do Níger, no centro da Nigéria, conforme relatado pelas autoridades locais do país nesta segunda-feira (27). A região tem sido frequentemente alvo desses ataques.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Segundo informações, os homens armados estavam em motocicletas. O presidente do governo local de Munya do estado do Níger, Aminu Najume disse à AFP que “cada motocicleta transportava três homens” e que “nenhuma ajuda chegou durante as três horas de duração do ataque”.

Ainda de acordo com apuração da AFP, a Organização das Nações Unidas confirmou que havia mais de 100 sequestrados, porém há dificuldade em dar com precisão o número de pessoas raptadas, pois a população local pode ter se escondido da violência.

Os sequestros em grande escala para demandar resgates são uma ocorrência comum nos estados do noroeste, centro e nordeste da Nigéria, onde gangues altamente armadas frequentemente atacam vilarejos isolados.

Cidadãos nigerianos fugindo da violência no país – Foto: Divulgação/Agência Nacional de Gestão de Emergências da Nigéria

Outros casos de violência no país

Na última terça-feira (21), homens armados a bordo de motos mataram quase 40 pessoas em um ataque contra uma comunidade de mineração. O ataque ocorreu em no distrito de Wase, no estado de Plateau, uma região que, há muitos anos, é cenário de conflitos por disputas de terra.

O estado de Plateau está situado na fronteira entre o norte da Nigéria, de maioria muçulmana, e o sul, predominantemente cristão. Conflitos entre pastores nômades e agricultores são comuns nas comunidades dessa área.

Em março deste ano, Homens armados sequestraram cerca de 200 alunos em uma escola que fica em Kaduna, noroeste da Nigéria. Os episódios de violência tem sido recorrentes no país.

Leia mais notícias aqui: Baianas e baianos de acarajé são reconhecidos e certificados para atuarem de maneira legal na cidade do Rio

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top