Aos 24, o ator Juan Queiroz comemora o primeiro papel em uma novela das 21h, na TV Globo. Em ‘Renascer’, ele interpreta o personagem Pitoco, um adolescente em situação de rua apaixonado pela melhor amiga, Teca (Livia Silva). Juntos, enfrentam a realidade de morar nas ruas do Rio de Janeiro junto com Neno (Gabriel Lima da Silva), amigo inseparável da dupla.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
“O Pitoco tem um brilho no olhar muito característico. É um menino muito sonhador. Ele sente que não pertence àquele ambiente e que pode crescer e se desenvolver muito ao lado da Teca. No entanto, logo nos primeiros capítulos em que o nosso arco aparece, a Teca descobre que está grávida e é acolhida pela Buba (Gabriela Medeiros). O Pitoco, então, acaba se tornando um lembrete daquela pessoa que ela costumava ser quando morava nas ruas”, conta.
“Mesmo não estando juntos, o personagem nutre um sentimento que muitas vezes foge do amor romântico. “A paixão que ele sente pela Teca é algo muito puro e bonito. É uma relação de muita empatia. O que importa verdadeiramente para ele é ela estar bem, acima de tudo”, afirma.
Juan Queiroz faz a sua estreia em Renascer com um personagem de grande potencial de desenvolvimento. No entanto, para chegar a um dos principais produtos Globo, teve que enfrentar uma série de testes e oficinas de preparação de elenco.
“Minha relação com a Globo começou lá em 2017, quando fiz um teste para participar de Malhação. Lá, tive uma troca muito bacana com o Lauro Macedo, um dos pesquisadores de elenco da unidade do Rio de Janeiro. Ele começou a me indicar para alguns testes e, desde então, vinha atualizando meu material com eles. Fiz uma oficina de preparação para participar de uma novela das 18h, mas foi cancelada. Depois disso, a produtora Marcela Bergamo, de Renascer, teve contato com um material antigo meu de Guerreiros do Sol e me chamou para o teste do Pitoco. Foi aí que as coisas começaram a acontecer”,
relembra Juan.
Carreira
No Globoplay, Juan também atuou na série ‘Rota 66’, como Sidney, um adolescente que vai pra São Paulo em busca do pai que o abandonou enquanto era pequeno. Durante suas buscas no Instituto Médico Legal, conhece Caco Barcellos (Humberto Carrão) e, em conjunto, começam a investigar os policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). Neste projeto, contracenou ainda com grandes nomes, como Naruna Costa e Rômulo Braga.
Em 2023, o ator desempenhou papéis no curta ‘Lapso’ (indicado ao Festival de Berlim) e no longa ‘Escola de Quebrada’, uma comédia juvenil que retrata a cultura jovem das favelas de São Paulo.
Para 2024, além de ‘Renascer’, Juan também poderá ser visto nas telas de cinema com ‘Passagrana’, uma comédia envolvendo crimes e reviravoltas, ‘Made in Favela’, um filme rodado em Brasília sobre o cantor Hungria e ‘O Pinguim e o Pescador’, uma produção dirigida pelo cineasta David Schurmann, com participação do ator Jean Reno e baseada em fatos reais.
Formação
Juan Queiroz iniciou os seus estudos teatrais em 2010 com cursos na região central de Belo Horizonte. Formou-se em teatro básico livre pelo Galpão Cine-Horto e em teatro básico avançado pelo CEFART (FCS – Palácio das Artes). Também começou a cursar Cinema, no Centro Universitário Una, em Belo Horizonte, mas não concluiu o curso.