O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda-feira (08) que os eleitores de todo o país têm apenas um mês para agilizar a regulamentação da sua situação eleitoral. Tanto para solicitar transferência de domicílio eleitoral, quanto para atualizar dados cadastrais, ou tirar a primeira via do título. O prazo final é até o dia 08 de maio. Após essa data, o cadastramento do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais de 2024.
Para impulsionar a regulamentação até o tempo determinado, o Tribunal lançou uma campanha nacional denominada “Título na mão é sossego na eleição”, com o objetivo de buscar conscientização dos eleitores sobre a importância do título regulamentado. A campanha deve ser exibida até o dia 7 de maio no rádio e na TV.
Campanha Título na Mão
A ação também foi reforçada nas redes sociais. Aliás, a Justiça Eleitoral destacou que vai buscar reforços dos usuários da rede social X (antigo Twitter), por meio da hashtag #TítuloNAMão e retweets (RTs). A população pode participar desta mobilização nacional. Além de estimular o eleitorado, a iniciativa prevê que os cidadãos brasileiros possam agir com antecedência, assim evitando um grande fluxo de atendimentos nos dias que antecedem o prazo final.
Centros de atendimentos
As pessoas que desejam participar das votações deste ano, é necessário possuir o seu título de eleitor. Para isso, devem comparecer ao cartório eleitoral mais próximo para solicitar o documento. Inclusive para a coleta de biometria.
Biometria
O processo de cadastramento da biometria na justiça eleitoral é rápido e fácil. Além de ser sem custos, garante uma maior segurança e auxilia na identificação dos eleitores. O sistema biométrico afasta a possibilidade de uma pessoa se passar por outra, já que as digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no cadastro eleitoral. Vale destacar que a pessoa que já possui título de eleitor, mas não tem biometria cadastrada na Justiça, poderá votar normalmente no pleito deste ano.
Eleições
O primeiro turno será no dia 6 de outubro de 2024. Em caso de segundo turno, a votação acontecerá no dia 27 de outubro de 2024.
Para mais informações consulte o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado ou da unidade da Justiça Eleitoral da cidade onde reside para verificar se é necessário solicitar um agendamento presencial. Para averiguação da sua situação é só acessar o site do TSE.
Leia também:STF valida transporte público gratuito nas eleições de 2024