O espetáculo ‘Macacos’ com o ator Clayton Nascimento, fica em cartaz no Teatro Riachuelo Rio até 24 de março. A produção promove uma reflexão sobre a estruturação do racismo e do apagamento das memórias e ancestralidades negras, no Brasil. O ator, da Cia do Sal, recebeu na categoria ator, o Prêmio Shell de Teatro e o troféu da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), pela peça.
O espetáculo se coloca em cena a partir do relato de um homem negro em busca outros espaços para ocupar diante do adjetivo MACACO, que nomeia a obra, a fim de refletir sobre esse adjetivo que é o mais usado como xingamento ao povo negro no mundo.
A peça trata sobre episódios da História Geral do país, até chegar aos relatos e estatísticas das mães e famílias dos jovens negros presos ou executados pela polícia militar no Brasil de 1500 até 2021. Os questionamentos desse homem negro convidam o público a pensar e debater sobre os preconceitos mascarados, que existem na estruturação e no cotidiano brasileiro.
O monólogo de duas horas começou a ser desenvolvido no ano de 2015, passando por diversas cidades como: Rio de Janeiro, Minha Gerais, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Brasília e Amazonas, chegando em São Paulo no ano de 2020.
Serviço – Macacos
Data: 09 a 24/03/2024 – Sexta e Sábado às 20h00, Domingo às 17h00
Teatro Riachuelo Rio – Rua do Passeio, 38/40 – Centro.
Vendas presenciais: https://bileto.sympla.com.br/event/90461?_gl=1*1rkojd*_ga*MTIyMjM3ODk0NC4xNjc4Mjk3NTE4*_ga_KXH10SQTZF*MTcwNjUzOTMxNC4xMjYuMS4xNzA2NTQyNDc4LjYwLjAuNzcwODE2Mzgx
Lotação presencial: 999 lugares
Classificação: 12 anos
Duração: 150 minutos
Leia também: Espetáculo “Menina Mojubá” humaniza a trajetória de pombagira para desconstruir preconceitos