A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) detectou um total de 300 mil casos suspeitos de “gato” – como são chamadas as ligações ilegais de serviços – entre os imóveis atendidos. A maioria deles, são em casas consideradas de classe média ou média alta. Segundo a empresa, cerca de 7% das ligações de água em todo o Estado, são irregulares.
Já a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em 2023, registrou 153 mil “gatos” no Estado, com um aumento de 6% em relação ao ano passado. O monitoramento é feito praticamente em tempo real, principalmente quando uma residência consome um volume maior de energia.
Em relação ao abastecimento de água, as fraudes são descobertas pelos leituristas, que encontram alterações nos hidrômetros, ou por modificações estranhas no consumo de determinadas propriedades. Sendo assim, o indivíduo que for pego cometendo tal irregularidade está sujeito ao pagamento de multas administrativas, com base na determinação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae).
“Isso é uma fraude que a gente vem detectando constantemente, principalmente em bairros registrados. E ainda mais nas regiões de classe média e média alta, isso vem chamando a atenção também, porque os volumes furtados, são volumes que atrapalham a operação da Copasa para a distribuição de água”, disse Walter Lucas Júnior, gerente da Copasa, em entrevista à Rádio Itatiaia, sediada em Belo Horizonte, capital mineira.
Além disso, por se tratar de um crime, os suspeitos também podem ser alvo de operações das polícias civil e militar, e de serem processados na esfera penal.
Conforme Walter, muitos clientes são identificados como “alvos preferenciais” pelas ações de inteligência e monitoramento, pois há um número expressivo de proprietários que usam um volume enorme de água para encher piscinas e banheiras. Ele ainda acrescenta:
“A Copasa e a Cemig são parceiras nesse processo, então a gente cruza as informações, chamadas de alvos comuns. Depois disso, a gente tem percebido que é detectado, que normalmente quem frauda a ligação de água, frauda a ligação de energia elétrica e outros serviços prestados, como internet e TV a cabo. Então a gente vem notando que existe uma correlação desses fraudadores com outros serviços também emprestado à comunidade”, disse também na entrevista.
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