Nesta quinta-feira (12), em pleno Dia das Crianças, o Sesc de São João de Meriti, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, apresenta o espetáculo “Samba do Pererê”. A roda de samba infantil começa às 14h, com entrada gratuita.
O repertório da roda de samba é composto por brincadeiras e músicas da cultura popular brasileira com uma linguagem dedicada a infância, e a classificação é livre.
De acordo com a diretora Giselle Motta o projeto nasceu do coração do João Miguel (com 5 anos na época), durante uma das turnês da CHAP pelo Brasil, ao perceber a necessidade de espaços celebrativos voltados para as crianças.
A indagação segundo ela, foi simples e direta: – Tio Fogaça, por que você não faz uma roda de samba só para as crianças?… – Vai se chamar: Samba do Pererê! “Este chamado ecoou fortemente nos corações de todos os artistas”!
“Os repertórios cognitivos, afetivos e lúdicos da criança, se tecem a partir das experiências sociais que a cercam. Por isso é primordial que as crianças possam ter referenciais positivos, com pessoas expressando suas potencialidades, onde ela possa se espelhar, e a partir daí construir seu próprio universo de experiências, dotada de autoestima e confiança”, conta Giselle.
A diretora também fala da importância de levar o espetáculo para o público infantil da Baixada Fluminense.
“Apresentar no Sesc São João é o fortalecimento das identidades e ancestralidades presentes nas periferias. Dos modos como cooperamos, nos organizamos e produzimos possibilidades de manifestar os saberes herdados.E assim, transformar uma leitura baseada apenas na precariedade, para um posicionamento que apresenta nossas potências. Apresentar as crianças referências positivos, fortalece o pensamento, preenche de afeto, elementos primordiais para que elas se desenvolvam de forma potente“, declara a diretora artística Giselle Motta.
O ator, músico e compositor Bruno Cezzá que é cria de Nilópolis fala da alegria e importância de se apresentar em seu território.
“Ter sido nascido e criado na Baixada me da muito orgulho. Sabemos que a região enfrenta muitos problemas sociais, mas é importante falar da beleza que existe. Uma comunidade que está unida sempre aprendendo com o outro. Às vezes saímos por questões de oportunidades, mas é muito importante voltar e levar o que a gente acredita pro lugar que a gente nasceu. Não falta arte na baixada, falta incentivo. Fazer o ” Samba do Pererê” é entregar o que o próprio local me ensinou essa raíz do samba, a composição através da ancestralidade“, diz o ator, músico e compositor Bruno Cezzá .
Sinopse
Era só o sol raiar, os pássaros começarem a cantar, para as crianças se reunirem na rua pra brincar! Porém, um certo dia, acontece uma grande bagunça, nem a brincadeira eles conseguem escolher, de pronto percebem que isso é coisa do Pererê! Pra resolver esse mistério, resolvem falar com os mais velhos, e a jornada fica cada vez mais emocionante, pra decifrar esse mistério, passam pela roda de Jongo, pela Samba de Roda, pelo Samba de Partido Alto, até pelos Grandes Festivais!
Na estrutura de Show-Cênico-Musical artistas polifônicos que se reúnem nessa divertida apresentação convocam o público, durante 50 minutos, a embarcarem no universo lúdico e criativo que se estabelecem a partir das brincadeiras, músicas autorais e do cancioneiro popular infantil.
Alguns personagens infantis que estão em nosso imaginário ganham protagonismo para convidar as crianças a embarcarem nessa Roda de Samba.
O espetáculo que será realizado é patrocinado pelo edital Sesc Pulsar.
SAMBA DO PERERÊ é mais um projeto da CHAP que se dedica a enaltecer a cultura popular brasileira, lançou o seu EP, com músicas autorais que se encontra no SPOTFY (https://open.spotify.com/album/2OExXCU0tXZEZl6iHJGO3x?autoplay=true#login ).
Ficha Técnica
Direção Geral: Giselle Motta
Direção Musical: Luciano Fogaça
Musicais autorais: Bruno Cezzá e Luciano Fogaça
Coordenação de Produção: Bidugi Produções Artísticas Ltda.
Idealização: João Miguel (aos 5 anos)
Produção: Eduardo Duwal
Produção de arte: Ana Paula Casares
Esculturas: Everaldo Rocha
Som: Rafael Telles
Luz: Ronaldo Camelo
Fotos: Iasmin Mamede
Designer Gráfico : Chel de Lima
Assessoria de Imprensa: Elaine Cruz
Elenco:
Antônio Shanso
Bruno Cezza
Luciano Fogaça
Jeferson Souza
Natália Sant’ Anna
Giselle Motta
Leia também: Sesc Vila Mariana (SP) recebe o espetáculo “Contos e Cantos Angola, Congo, Moçambique”