Segurança de loja é preso por acusar cliente negro de roubo, em Recife

60663304_2371943809707527_2987538504742862848_n-e1695137041138.webp

Um segurança da loja Riachuelo foi preso em flagrante por constrangimento ilegal, após acusar um cliente negro de roubo, no dia 06 de setembro. O auxiliar administrativo Irenildo Florêncio, acionou a polícia logo após ser abordado pelo segurança da loja que fica no Shopping RioMar, na Zona Sul de Recife, em Pernambuco.

De acordo com relato de Irenildo que é conhecido como Djydjo do Ibura, após mostrar a nota fiscal e comprovar que não roubou o segurança se desculpou, mas ainda sim decidiu chamar a polícia. O segurança foi detido e encaminhando a Delegacia de Boa Viagem. Após audiência de custódia ele foi liberado para responder em liberdade.

Em entrevista ao G1, Irenildo narrou o ocorrido:

“Eu participava de um evento no shopping e, quando acabou, fui na Riachuelo comprar meias. Comprei três pares de meias e, depois que saí da loja, quando estava quase na escada rolante, o fiscal da loja me chamou e perguntou: ‘Cadê as outras meias que você colocou no bolso da sua calça?’. Ele disse que a câmera da loja tinha me flagrado. Ele me obrigou a tirar as coisas que eu tinha na calça e só tinha papel toalha”, disse a vítima.

O segurança da loja foi levado a delegacia logo após a polícia ser chamada, em seguida do ocorrido /Delegacia de Boa Viagem em Recife, Pernambuco/ Foto: Reprodução – Facebook

No dia 14 de setembro o advogado da vítima entrou com pedido para que o segurança seja investigado pelo crime de racismo.

“Dei entrada no pedido para que também seja investigado o crime de racismo, porque Irenildo acredita que a abordagem teve um viés discriminatório. Outras pessoas que não eram negras estavam na loja no mesmo momento e não foram abordadas”, disse Kléber Freire, advogado de Irenildo, ao G1.

A Riachuelo disse em nota que repudia todo e qualquer ato discriminatório e reforça que prestou todo apoio ao caso e que se mantém à disposição para continuar colaborando com as autoridades competentes.

O Shopping RioMar disse que tomou conhecimento da denuncia e está a disposição para ajudar no caso, mas as partes envolvidas já acionaram autoridades sem envolvimento do shopping.

Leia mais: Jovem negro é internado em UTI após ser espancado por seguranças em Goiás

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top