Nos dias 18 e 19 de setembro, o SESI São Paulo e a Faculdade SESI de Educação realizam o seu primeiro congresso internacional. Com a temática “Oportunidades na Educação Contemporânea”, o evento recebe palestrantes como o historiador Leandro Karnal, a escritora Conceição Evaristo, o educador José Pacheco e o antropólogo Kabengele Munanga. As inscrições para a participação online seguem até a próxima sexta-feira, dia 15 de setembro, e podem ser realizadas no site do congresso.
Durante os dois dias de encontro, serão discutidos tópicos como a formação inicial e continuada de professores, o compromisso do SESI-SP com a educação básica, a evolução da educação para jovens e adultos, práticas de alfabetização, o impacto da pesquisa no campo educacional e a relevância da residência educacional – um dos diferenciais da Faculdade SESI. De acordo com o diretor da faculdade, Luis Paulo Martins, “a residência educacional como lócus de formação inicial de docentes, a formação por área de conhecimentos e o debate de um currículo inclusivo são elementos centrais na ação da faculdade e estão presentes em toda a discussão do Congresso”.
Educação antirracista, gestão educacional e capital humano estão entre os temas em destaque
Na segunda-feira 18/9, às 10h50, Karnal falará sobre a relação professor-estudante. À tarde, às 14h30, Rita von Hunty, persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, abordará o tema Ética e Educação. Já Conceição Evaristo fecha o dia em mesa redonda, às 17h, acompanhada de Kabengele Munanga, propondo um debate sobre a educação antirracista.
O cientista político Fernando Abrucio abre o segundo e último dia de evento, às 9h, participando da mesa redonda “Gestão Educacional e Capital Humano: experiências de sucesso na alfabetização no Brasil”. Na cerimônia de encerramento, serão recebidos o educador português e criador da Escola da Ponte, José Pacheco, e a professora, antropóloga e historiadora, Lilia Schwarcz.
Ainda segundo o diretor da Faculdade SESI de Educação, a expectativa é que o congresso possa fomentar grandes debates e contribuir para a construção de possibilidades cada vez mais inclusivas e inovadoras na educação brasileira. “Nesse sentido, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a educação e propor novos caminhos nas suas ações diárias”, conclui Luis.
Todos os inscritos no evento receberão certificado de 20 horas.
LEIA TAMBÉM: Conceição Evaristo alcança a marca de 500 mil livros vendidos