Forbes: Entre as 10 maiores bilionárias do Brasil, nenhuma é negra

pexels-tima-miroshnichenko-6693635-scaled.jpg

A revista Forbes divulgou no início deste mês, as listas dos 10 maiores bilionários e bilionárias do Brasil, mas não há a presença de mulheres negras. A novidade é que pela primeira vez uma mulher aparece em primeiro com a maior fortuna do Brasil, após as regras da Forbes mudarem. Por isso Vicky Safra, viúva do banqueiro Joseph Safra, aparece em primeiro lugar.

A lista divulgada pela Forbes contrasta com pesquisa divulgada pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), que demonstra que no primeiro trimestre de 2023 as mulheres negras recebiam apenas 48% (menos da metade), do que os homens brancos e amarelos ganhavam em média com o trabalho, no primeiro trimestre deste ano.

Além disso 55% das mulheres negras está em serviços de baixa remuneração e na informalidade, atuando no ramo de serviços, vendas ou ocupações elementares. Em contrapartida, na lista de mulheres mais ricas do Brasil, figuram mulheres brancas herdeiras, e viúvas de empresários.

Mulheres negras ainda não fazem parte da lista /Foto: Pexels

O que possibilitou mais mulheres aparecem no topo da lista foi porque a Forbes dos Estados Unidos passou a considerar o patrimônio em conjunto de Vicky e seus filhos, desde março de 2023.

Além disso, a lista também mostrou que dessas 10, seis são da região nordeste, principalmente no Ceará. Ou seja: mulheres representam 20% das pessoas mais ricas dentre os nove estados da região.

Veja aqui o Ranking das 10 maiores bilionárias do Brasil.

Leia mais: Índice de pobreza entre negros é quase três vezes maior que entre os brancos, segundo IBGE

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top