Ex-jogadora Pretinha eterniza os pés na Calçada da Fama do Maracanã

F3gEulwWgAEFRab-e1692103927297.jpg

A ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Delma Gonçalves, mais conhecida como Pretinha, recebeu nesta segunda-feira (14), uma homenagem na Calçada da Fama do Maracanã. Uma das pioneiras do futebol feminino no Brasil, a ex-atleta e teve seus pés eternizados no famoso estádio, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Foram anos dedicados ao futebol feminino e, por muito deles sem reconhecimento algum, mas hoje foi diferente“, disse a ex-jogadora, nas redes sociais. Pretinha tem um legado grandioso no futebol, com quatro edições de Jogos Olímpicos e quatro Copas do Mundo defendendo a seleção brasileira. Agora, Pretinha terá seus pés ao lado de outros ícones do futebol como Pelé, e Marta.

A iniciativa de eternizar os pés da ex-atelta partiu da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj), através do ‘Projeto Suderj Delas’. A intenção é dar visibilidade para atletas, e promover a inclusão de grandes nomes da história do esporte feminino brasileiro.

“Significa muito. É um sonho. Toda atleta quer colocar os pés na Calçada da Fama e eu estou tendo essa oportunidade hoje. É um sonho realizado, mas que não é só meu”, declarou Pretinha, que continuou: 

“Agradecer a minha família, meus amigos, colegas de time, torcedores. Estou aqui representando o futebol feminino do Brasil e do Rio de Janeiro”.

Clodoaldo Silva, seis vezes medalha de ouro na natação dos Jogos Paraolímpicos, esteve presente no evento.

Pretinha é a maior goleadora e referência da história do futebol feminino do Vasco. Tornou-se um nome importante para o time sendo convocada para ser auxiliar do time em 2022. Jogou entre 1993 e 2001 e 2004 e 2006, acumulando três Taças Brasil e cinco Campeonatos Carioca. Foram 62 gols ao todo.

Com a seleção brasileira, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos em Atenas e em Pequim. Pretinha também participou de três edições do Pan-Americano e de uma Copa América. O auge de sua carreira foi no futebol americano. Nos Estados Unidos, jogou no San Jose CyberRays e no Washington Freedom.

Leia também: “As oportunidades estão crescendo cada dia mais”, diz goleira Kaká Sant’Anna sobre o futebol feminino

scroll to top