O espetáculo “Corpas Moventes na Diáspora”, sob direção de Kley Hudson e direção de produção de
Larissa Ferreira, estreia nesta sexta-feira (11), às 20h, no Teatro Firjan SESI Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, compondo a programação da Mostra de Artes Cênicas. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
A obra, formada por uma equipe técnica, majoritariamente, negra e LGBTQIA+P, fala sobre a necessidade da ocupação da diversidade das corpas, Travestis, Trans, não-binário e PCD’s, nos mais diversos solos, que podem ser também palcos e bastidores, de forma respeitosa e livre. E da necessidade da reinvenção dos códigos sócio-culturais, através da arte, por meio de narrativas das corpas em cena.
Sob a metodologia de acessibilidade cultural estética desde a criação do espetáculo, como um ato de
afirmação da outra Pessoa, na confiança de cada trajetória. Corpas Moventes na Diáspora, desdobra-as memórias-trans que fizeram e fazem parte de nossas histórias. Pedindo agô e àwúre para movimentar que se quer imantado pelos saberes africanos e afro-diaspóricos do Brasil.
Entendendo a potência do visível e do invisível para azeitar uma experiência em dança. A criação faz parte do Moderny Dance, Projeto Social Periférico, sem fins lucrativos, situado em Pilares, na Zona Norte do Rio de Janeiro – em parceria com a instituição CAMPO movimentar. No qual, Moderny Dance, tem a proposta de fomentar a arte de dançar à comunidade; estudar a diversidade do corpo preto periférico, dentro das linguagens da dança afro, clássica, moderna e contemporânea.
O Teatro Firjan SESI Jacarepaguá fica localizado na Avenida Geremário Dantas, 940 – Freguesia de
Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O espetáculo fica em cartaz com exibição única.
SERVIÇO:
Corpas Moventes na Diáspora
Data: 11 de agosto de 2023
Horário: 20h
Duração: 60 minutos
Local: Teatro Firjan SESI Jacarepaguá
Avenida Geremário Dantas, 940 – Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ
Entrada acessível arquitetonicamente: com rampas de acesso e elevador | Espetáculo com tradução
simultânea em Libras
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada gratuita
Leia também: Spcine promove programação especial em homenagem aos 50 anos de Hip Hop