71% dos brasileiros são a favor de expansão de programas sociais, diz Datafolha

53628072030_5dffa3859b_o.webp

Dos 2.002 brasileiros ouvidos pela pesquisa Datafolha divulgada na última segunda-feira (30), 71% são a favor da expansão de programas sociais de tranferência de renda, como o Bolsa Família. A mesma pesquisa, que entrevistou pessoas de 16 anos ou mais, também mostra que 16% acreditam que eles devem ser diminuídos, e 10% que eles deveriam acabar.

O próximo pagamento do Bolsa Família, de acordo com o calendário oficial, acontece no dia 20 de janeiro. O benefício é pago a cerca de 21 milhões de famílias e 54,3 milhões de pessoas, que residem em 5.570 cidades espalhadas pelo país.

O Bolsa Família é um dos programas sociais do governo federal /Foto: Lyon Santos/ MDS

Ainda como parte da entrevista, 78% afirmam que não recebem o benefício, assim como ninguém que reside com ele. Já 22% responderam que sim, para essa mesma pergunta.

Além disso, a maior parte dos entravistados (42%) dizem que sua renda familiar não é suficiente e que por vezes falta dinheiro para as contas, enquanto que 28% afirmam que a renda é exatamente o necessário para viver, 25% que é pouco e que possuem dificuldades e só 4% afirmam que a renda é mais que suficiente.

Os entrevistados foram ouvidos nos dias 12 e 13 de dezembro, e moram em 113 municípios de todas as regiões do país. Os dados possuem uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e tem nível de confiança de 95%.

Leia também: Segundo relatório da OMS, o consumo de tabaco no mundo diminuiu nos últimos anos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top