Dos 2.002 brasileiros ouvidos pela pesquisa Datafolha divulgada na última segunda-feira (30), 71% são a favor da expansão de programas sociais de tranferência de renda, como o Bolsa Família. A mesma pesquisa, que entrevistou pessoas de 16 anos ou mais, também mostra que 16% acreditam que eles devem ser diminuídos, e 10% que eles deveriam acabar.
O próximo pagamento do Bolsa Família, de acordo com o calendário oficial, acontece no dia 20 de janeiro. O benefício é pago a cerca de 21 milhões de famílias e 54,3 milhões de pessoas, que residem em 5.570 cidades espalhadas pelo país.
Ainda como parte da entrevista, 78% afirmam que não recebem o benefício, assim como ninguém que reside com ele. Já 22% responderam que sim, para essa mesma pergunta.
Além disso, a maior parte dos entravistados (42%) dizem que sua renda familiar não é suficiente e que por vezes falta dinheiro para as contas, enquanto que 28% afirmam que a renda é exatamente o necessário para viver, 25% que é pouco e que possuem dificuldades e só 4% afirmam que a renda é mais que suficiente.
Os entrevistados foram ouvidos nos dias 12 e 13 de dezembro, e moram em 113 municípios de todas as regiões do país. Os dados possuem uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e tem nível de confiança de 95%.
Leia também: Segundo relatório da OMS, o consumo de tabaco no mundo diminuiu nos últimos anos