Nesta quarta-feira (02) foi divulgada uma pesquisa da Genial/Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, que revela que 70% dos deputados federais se posicionam contra o fim da escala 6×1, enquanto apenas 22% são favoráveis, e 8% não souberam ou não responderam.
A proposta, uma PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) em fevereiro, visa substituir a jornada atual de seis dias trabalhados por um dia de descanso com uma semana de trabalho de 4 dias (36 horas).

Apesar de amplo debate público e apoio do governo federal, a PEC segue sem relator na Câmara. “Agora resta saber se o Congresso Nacional terá interesse político e se dará a atenção necessária para que esse texto ganhe um relator, para que a comissão especial seja instalada”, disse a deputada Erika Hilton.
Atualmente, a proposta enfrenta forte resistência, especialmente no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Para avançar, o texto precisa conquistar 308 votos, em dois turnos, na Câmara, e depois mais aprovações no Senado.
Detalhes da pesquisa
- Metodologia:
- Foram ouvidos 203 deputados, cerca de 40% da Câmara, entre 7 de maio e 30 de junho de 2025;
- A margem de erro é de mais ou menos 4,5 pontos percentuais;
- Distribuição por orientação política:
- Oposição: 92% contrários ao fim da escala 6×1;
- Independentes: 74% contrários;
- Governo (base oficialista): 55% contrários e 44% favoráveis (apenas entre esses 55% há uma minoria favorável).
Leia mais: Supersalários: despesas com pagamento de juízes sobe 49,3% em 1 ano