Um levantamento realizado pelo Instituto Ipec, encomendado pelo jornal O Globo, revela que 34% dos entrevistados acreditam que a culpa pelo atual cenário de pobreza no país é responsabilidade do governo federal. Na mesma pesquisa, governos anteriores ficaram em segundo lugar, com 29%, e a pandemia da Covid-19 em terceiro, com 10% das citações.
De acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 4,1% da população brasileira vive uma falta crônica de alimentos, principalmente entre os anos de 2019 e 2021, chegando a 8,6 milhões de brasileiros passando fome diariamente, colocando o Brasil no mapa da fome novamente.
“A pandemia de Covid-19 destacou ainda mais as fragilidades dos nossos sistemas agroalimentares e as desigualdades em nossas sociedades, levando ao aumento da fome no mundo e à insegurança alimentar severa”, afirma o documento da FAO.
Faixa etária
Quanto mais velho o entrevistado, mais ele culpa a pandemia da Covid-19. Este é um outro retrato exposto no levantamento. Entre as pessoas acima de 60 anos, 13% creditam a pobreza no país à pandemia; já para os jovens de 16 a 24 anos, 7% responsabilizam a Covid-19 pelo cenário atual. Quando se fala em religião, 13% dos evangélicos culpam a crise sanitária pela pobreza e 9% dos católicos e outras religiões concordam.
Leia também: IDH mundial cai pelo segundo ano consecutivo, aponta ONU
Ao todo, o Ipec entrevistou duas mil pessoas presencialmente entre os dias 1º e 5 de julho, e mais duas mil, de forma on line entre os dias 20 e 27 de julho deste ano. Foram entrevistados brasileiros das classes A, B e C.