O clássico entre Barcelona e Real Madrid, realizado no último domingo (19), foi marcado por mais um episódio de violência verbal contra o jogador brasileiro Vinícius Junior. Durante a partida, torcedores da arquibancada do Camp Nou entoaram o cântico “Vinícius muérete”, que em português significa “Vinícius deve morrer”.
Esse tipo de violência tem se tornado comum no futebol espanhol. Não foi a primeira vez que Vini Jr. sofreu racismo e ameaças em estádios. Episódios similares acorreram anteriormente no próprio Camp Nou. Na última temporada do Campeonato Espanhol, Vinícius já havia sido alvo de ataques racistas em um confronto entre Barcelona e Real Madrid.
O jogador já havia sido alvo de ataques racistas de torcedores do Barcelona. Antonio Villalba/Getty Images
De acordo com o portal Movistar Plus, parte da torcida do Barça passou a proferir falas racistas como “Macaco, filh# da p&t@”contra o atacante do Real Madrid. Além disso, em um jogo contra o Atlético de Madrid, torcedores adversários usaram um boneco com a imagem do jogador para simular o enforcamento dele.
Segundo relatórios do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, a violência verbal e física nos estádios não é algo novo. No entanto, com o avanço da tecnologia e das redes sociais, esses episódios ganham cada vez mais visibilidade e chamam a atenção da imprensa e das autoridades esportivas.
Leia também: Brasil cobra Espanha por casos de racismo contra Vinícius Jr.
0 Replies to ““Vinícius deve morrer”, cantam torcedores do Barcelona para Vini Jr”