Populares comentam quais as superstições feitas no fim de ano

pexels-monstera-production-6620839-scaled.jpg

As superstições nas festas de fim de ano são pensadas para fazer com que o próximo ano seja positivo, e são realizadas por diversas pessoas. O Notícia Preta esteve em um dos lugares mais conhecidos da Zona Norte do Rio, o Mercadão de Madureira, para conhecer um pouco das tradições da população para essa época do ano.

Dona Jandira, por exemplo, tem a pretensão de “chamar” positividade financeira. Por isso, ela é daquelas que não abre mão de ter uma folha de louro dentro da carteira para atrair prosperidade e não deixar faltar dinheiro.

Eu sempre tenho uma superstição de eu ter folha de louro na minha carteira porque dizem que não falta dinheiro na nossa bolsa e uma das superstições que eu tenho. Mas para o ano novo assim eu não faço nada de especial, tipo pular ondas, essas coisas eu não faço, mas o ano inteiro eu tenho folha de louro na carteira“, contou.

Uma das superstições citadas é o banho de sal grosso /Foto: Pexels

A vendedora ainda fala sobre o ensinamento que recebeu da sua mãe, desde quando era mais nova, e que até os dias atuais, procura sempre seguir. “Outra superstição que eu tenho é não colocar nunca minha bolsa no chão, que isso foi passado da minha mãe para mim. Então eu sempre tento guardar comigo essa recomendação“, desabafou.

Para Maria de Lourdes, uma oração já é o suficiente. Ela diz que não costuma ter nenhuma superstição. “Não tenho superstição nenhuma. O que eu faço mesmo é agradecer a Deus, Orar não só por mim, mas para todos“, afirmou.

Conversamos com o André Luiz, que é candomblecista. Segundo ele, para ter um bom ano, ele sempre segue com um costume nesta época do ano, e explicou o significado da sua superstição.

Uma coisa que eu sempre faço é usar uma peça de roupa branca para que nenhum mal possa vir para mim e eu possa vir com boas energias. É uma tradição que eu sempre faço, que minha mãe me ensinou, minha avó, e minha zeladora também. Sempre usar uma peça branca no corpo”, contou.

Os famosos banhos, com ervas e plantas, também são utilizados seja para atrair prosperidade, tirar inveja, renovar as energias e outras demandas. Por isso Kelly faz seus banhos todo fim de ano e contou pra gente enquanto andava pelo Mercadão.

Só tomo um banho mesmo, um banho de sal grosso para tirar os maus olhados, aquele banho de canela para chamar prosperidade. Mais nada“, explicou

Leia também: Ifé Outdoors realiza um tour por Madureira, na Zona Norte do Rio

Deixe uma resposta

scroll to top