Por Êmily Reis*
A partir da próxima quinta-feira (06), até o dia 12, acontece mais uma edição da Semana do Cinema. O evento, em sua sexta edição, oferece ingressos promocionais no valor de R$10,00 para o acesso à diversas salas de cinema em todo o Brasil. A iniciativa é da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) e a plataforma Ingresso.com.
A promoção surgiu em 2022, com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema pela população e incentivar o público a frequentar esses espaços. Segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) de abril de 2023, o número de brasileiros que frequentam os cinemas teve uma queda de 34% em comparação à 2019, em decorrência da pandemia da covid-19.
Em contrapartida, no último ano mais de 121 milhões de pessoas estiveram nas salas de cinema, demonstrando um crescimento da adesão do público a esses espaços. Segundo Lúcio Otoni, presidente da Feneec, a campanha levou mais de 15 milhões de pessoas às salas de cinema. Ele complementa que a “união dos exibidores traz benefícios tanto para a população quanto para a indústria”.
Nos anos anteriores, os bilhetes eram 12,00. Neste ano, os ingressos se tornaram ainda mais baratos, além de alguns cinemas contarem com preços promocionais nos combos de pipoca e refrigerante. Entre os filmes em cartaz, variando de franquia, estão filmes que concorrem ao Oscar, como o longa “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres.
Pessoas negras e indígenas são as que menos vão ao cinema
Segundo o artigo 215 da Constituição Federal de 1988 (CF/88), a cultura é um direito constitucional que deve ser garantido a todos os cidadãos. De acordo com a pesquisa “Cultura nas Capitais”, realizada pelo JLeiva Cultura & Esporte, a maioria das pessoas que frequentou o cinema no último ano são amarelas, 59% delas.
Em seguida, 54% dos brancos, 47% pretos e 37% indígenas. O levantamento, que contou com 19,5 mil pessoas com mais de 16 anos entre fevereiro e maio de 2024, é considerado a maior pesquisa quantitativa sobre hábitos culturais, segundo o Ministério da Cultura. A pesquisa demonstra, ainda, que pessoas pretas têm mais interesse por shows de música e festas populares.
*Êmily Reis: Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa em 2025, possui experiência em assessoria de imprensa, organização de eventos e comunicação institucional pela mesma Universidade. Atualmente, atua como jornalista em uma rádio local da cidade de Ponte Nova.
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