Nesta segunda-feira (04), estreou o novo programa ‘Encontro’, antes apresentado por Fátima Bernardes. Nesta nova fase, a Globo colocou nas chamadas do programa o título ‘Encontro com Patrícia Poeta’, o que deixou alguns telespectadores confusos, já que Manoel Soares também foi anunciado como um dos novos apresentadores e sua imagem ao lado de Patrícia aparece até mesmo nas plataformas da emissora.
Logo após a exibição do programa a forma como colocaram Manoel Soares no programa não agradou muitos internautas e até mesmo alguns jornalistas. O colunista do UOL, Fefito, publicou um artigo onde critica a postura da emissora: “Justamente por estar de olho em debates tão urgentes, chama a atenção que a emissora tenha anunciado presença de Manoel Soares no comando do “Encontro” para, logo em seguida, deixar claro até mesmo no título do programa que ele pertence apenas a Patrícia Poeta“, escrevei Fefito em sua coluna.
“Se a Globo quer de fato avançar em questões de direitos humanos, ela precisa entender critérios de proporcionalidade. Não basta colocar no ar um homem negro como colaborador de um programa e anunciá-lo com pompa como se isso fosse um enorme progresso. Avanço é garantir-lhe a mesma visibilidade e direito. Ele precisa ser igualado de fato aos olhos do público. Assim como Patrícia Poeta, Manoel Soares tem muito talento. E não merece esse tipo de tratamento. Que o “Encontro” melhore em suas próximas edições“, finalizou Fefito.
A apresentadora Sonia Abrão elogiou a postura educada de Manoel Soares que, segundo ela, decidiu não comprar a ideia de uma possível rivalidade com Patrícia Poeta.
“Ele foi muito fino, muito educado porque ele disse que concorda que seja assim, que a apresentadora oficial seja a Patrícia porque é um horário basicamente feminino, de apresentadora para apresentadora, e que tem que ser assim”, afirmou Sonia. “Ele foi [preterido] porque foi apresentado como apresentador mesmo, mas ela [Poeta] abre o programa como a apresentadora [oficial] e ele lá quietinho no canto dele. Ele preferiu a saída diplomática”, elogiou ela.
LEIA TAMBÉM: Manoel Soares recebe título inédito de Embaixador Cultural da União Africana
Ao final do programa Manoel Soares recebeu uma coxinha de Ana Maria Braga enquanto Patrícia Poeta recebeu flores, o que para alguns telespectadores: “Após ele retirar a bandeia das mãos de uma mulher negra do ‘É de Casa’ ele ganha uma coxinha no primeiro dia do ‘Encontro’. Para além disso, flor você dá para que está aniversariando, a coxinha pareceu um prêmio de consolação”, analisou o maquiador e cabeleireiro Paulo Lima.
Muito me estranha a posição da Vênus Platinada, relacionado à apresentação deste programa que, para mim, um erro gravíssimo foi cometido diante dessa… postura. De novo, me estranhou e, não escondo, me decepcionou.
Manoel Soares é muito chato. !