Na última terça-feira (15), o Observatório do Racismo e Xenofobia e a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa suspenderam uma pós graduação com o tema “racismo”, por ter apenas pessoas brancas para ministrar. Como foi duramente criticado, foi paralisado antes mesmo de começar as aulas. O curso em questão, também abordaria questões de xenofobia. Um painel tinha o seguinte questionamento, “O racismo existe mesmo?”.
O anúncio tinha sido feito no site da faculdade, junto ao painel do corpo docente que faria parte dele e como não houve uma racialização desses educadores, as respostas foram surgindo a cada divulgação que o curso sofria dentro do site. Além desse ponto, outro que chamou atenção foi o tema que seria desenvolvido no decorrer da disciplina: “O racismo existe mesmo?”, o que fez alunos pretos se queixarem de estar sendo invisíveis ao olhar da instituição e deixando o cenário cada vez mais “insultuoso”.
A diretora da NOVA School of Law, Margarida Lima Rego, disse que a faculdade cometeu um erro na composição do quadro de professores, pois não há diversidade tampouco inclusão. “A Faculdade e o Observatório não tiveram qualquer intenção de minimizar temas que são importantes e relevantes para qualquer sociedade, nem discriminar pessoas e decidiu suspender a pós-graduação, que não irá avançar nestes moldes“, indicou.
Leia mais notícias aqui: 80% dos incêndios no Cerrado foram em propriedades privadas e territórios indígenas, quilombos e assentamentos reduziram queimadas