“O que fica são as políticas públicas e os movimentos sociais”, diz secretário demitido do MIR por Anielle Franco

Yuri-Silva-foi-demitido-sete-dias-apos-morte-da-av0129040000202410081207-ScaleDownProportional-1.webp

O secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade (Sinapir), Yuri Silva, foi demitido do cargo na última segunda-feira (07) pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Yuri é militante do movimento negro e comandava a principal secretaria da pasta desde a transição do governo em 2022.

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) emitiu nota informando que a demissão é uma restruturação dentro da pasta. Yuri já trabalhou junto com Silvio Almeida no Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree). Anielle assumiu publicamente acusações contra o ex-ministro Silvio Almeida.

A CNN obteve acesso a uma mensagem que teria sido enviada de Yuri a colegas informando sua saída do MIR, na mensagem ele diz:

Na política, tudo passa! Um dia, a gente dorme e no outro a gente acorda. E é assim que devemos enxergar transições desse tipo. O que fica são as políticas públicas e os movimentos sociais, esses, sim, incontornáveis, imbatíveis e sem os quais não existiríamos vivos como povo, disse.

A nota do MIR diz:

“Em estruturação da segunda metade da gestão, o ministério da Igualdade Racial exonerou o Secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Yuri Silva. O novo nome será anunciado ainda esta semana e virá com a missão de fortalecer o Sinapir. A diretora de Monitoramento e Avaliação da secretaria, Tatiana Dias, assumirá interinamente até o anúncio”, diz a nota do MIR.

Yuri Silva é demitido do MIR- Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

Segue na íntegra a mensagem que a CNN teve acesso:

Boa noite pessoal,

Como já é notícia, fui desligado hoje do Ministério da Igualdade Racial hoje, após 1 ano e 10 meses de muita luta pra ajudar a estruturar esse projeto, que é sonho do movimento negro desde a gloriosa Seppir.

Na política, tudo passa! Um dia, a gente dorme e no outro a gente acorda. E é assim que devemos enxergar transições desse tipo.

O que fica são as políticas públicas e os movimentos sociais, esses, sim, incontornáveis, imbatíveis e sem os quais não existiríamos vivos como povo!

Pra mim, foi uma honra construir o MIR sob a liderança da Ministra e ter todos e todas vocês como colegas de trabalho. Vários que seguem aqui e que passaram por aqui se tornaram amigos e amigas pra vida toda!

Eu vou embora de cabeça erguida e amanhã passarei no Corporate e no Bloco C para me despedir pessoalmente de cada pessoa que acreditou em mim, na minha liderança política, na minha capacidade de articulação, na minha verdade, no sonho e no brilho que meus olhos trazem quando falo de movimento negro e PIR!!!

Nos veremos por aí, na luta, no governo, na sociedade civil e sobretudo nos livros de história!!!

Xangô sempre será vivo na vida de quem fala a verdade!

Leia mais notícias aqui: A marca de Ketchup “Heinz” é acusada de veicular duas propagandas racistas nas últimas semanas

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top