A comunidade LGBTQIAP+ divulgou a nova bandeira do movimento que agora inclui símbolos trans, intersexo e antirracistas. O redesenho foi apresentado, inicialmente, durante a 27ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ do Rio de Janeiro, realizada em Copacabana.
A nova bandeira surgiu depois de quatro anos de discussões e, em 2018, designer não-binário Daniel Quasar, natural de Portland, nos Estados Unidos, incluiu símbolos da luta antirracista em um protótipo da nova bandeira.
Já em 2021, a designer ítalo-britânica Valentino Vecchietti atualizou a versão com símbolos do orgulho intersexo, além de contemplar também a paleta do orgulho trans. A bandeira já vinha sendo utilizada esporadicamente em alguns eventos da comunidade LGBTQIAP+.
Este ano, foi o primeiro que o Grupo Arco Íris, ONG responsável pela organização e promoção da parada carioca, utilizou a nova bandeira em um evento do porte da Parada do Orgulho LGBTQIAP+. Este ano, a flâmula de 24 metros de comprimento e 10 de largura ficou estendida na orla de Copacabana.
Leia também: Torcedor invade campo com bandeira LGBTQUIAP+ no Catar
Originalmente, a bandeira do movimento foi lançada em 1978, no Dia de Liberdade Gay de San Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos. Ao todo, 35 voluntários auxiliaram o desenhista Gilbert Baker na confecção da bandeira. Baker morreu em 2017, aos 65 anos.
0 Replies to “Nova bandeira LGBTQIAP+ inclui símbolos antirracistas”