Após o jogador Zé Welison, volante do Fortaleza, denunciar nas redes sociais que seu filho Levi, sofreu racismo no colégio, o jogador começou uma campanha que diz “Ninguém Nasce Racista!”, recebendo o apoio do clube e da torcida, durante a partida contra o Vitória na Arena Castelão, na última quarta-feira (19). Welison usou uma camisa branca com a frase estampada quando entrou em campo e na peça de escalação nas redes sociais.
O Fortaleza declarou apoio ao jogador e aderiu a campanha “Ninguém Nasce Racista!”, em suas redes sociais postou a foto do jogador e relembrou a importância da luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
O jogador denunciou a situação com seu filho no início da semana, em seus stories. “Hoje Levi, meu filho, sofreu mais um episódio de racismo no colégio. Precisamos ensinar às nossas crianças sobre o respeito e a conviver com as diferenças. Não somos iguais, todos temos nossas particularidades. Além disso, o racismo é crime!”, declarou o jogador em sua publicação.
O jogador ainda aproveitou o momento para utilizar uma frase do ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1993 e líder do movimento contra o apartheid na África do Sul, Nelson Mandela:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”, declarou.

Em apoio ao jogador, o Fortaleza também se colocou contra o caso envolvendo o filho de Welison. “A luta contra o racismo é uma questão fundamental para qualquer clube de futebol, não apenas por uma questão de justiça social, mas também por uma questão de responsabilidade institucional. Não só eu, mas toda a diretoria, funcionários e elenco apoiamos nosso atleta, qualquer outro cidadão ao combater esse crime” diz o CEO do clube, Marcelo Paz.
Depois da onda de mensagens de apoio nas redes sociais por parte de torcedores, o camisa 17 usou os stories mais uma vez para agradecer.
“Seguirei firme na luta antirracista, o silêncio nunca foi e nunca será uma opção. O racismo fere, afeta sua saúde mental e deixa marcas para toda a vida. Nenhuma criança merece carregar essa dor, ninguém merece passar por isso. Como pai, meu coração dói, mas como homem, sigo firme na luta” declarou Zé Weliton em post recente.
Leia também: Vini Jr é alvo de provocações em jogo contra Manchester City com foto do Rodri com Bola de Ouro