Segundo dados divulgados pelo governo nesta quarta-feira (18), sobre a diferença salarial entre homens e mulheres, as negras são as que sofrem mais. O Ministério do Trabalho e Emprego afirma que as mulheres negras ganham 49,75% a menos que homens não negros, o que representa quase metade do salário deles.
Já em comparação com mulheres não negras, elas ganham 35,38% a menos, e 21,4% a menos que os homens negros. Os dados foram analisados consideram 18 milhões de trabalhadores em 50.692 estabelecimentos com 100 ou mais empregados.
Quando constatado a média salarial dos grupos avaliados, as mulheres negras são mesmo as que recebem menos: R$ 2.745,76. Para ter noção da diferença, a média salarial de homens não negros é de R$ 5.464,29.
Segundo o levantamento do governo, de maneira geral, a diferença salarial aumentou desde o começo deste ano, e por isso as mulheres recebem em média 20,7% a menos que os homens, segundo dados do setor privado do país.
Mas a diferença aumenta quando são analisados os cargos de liderança, já que nesse caso, as mulheres recebem 73% da remuneração dos homens nos mesmos cargos. Com os dados, o governo lançou um Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Homens e Mulheres para incentivar mudanças nas empresas.
Leia também: 21,2% das mulheres negras brasileiras não conseguem contribuir para a Previdência, diz estudo