Morre a atriz Léa Garcia, aos 90 anos

367515091_1396703154209255_7277405009080321672_n.jpg

A atriz Léa Garcia, uma das atrizes mais renomadas do teatro e da televisão no Brasil, faleceu nesta terça-feira (15) aos 90 anos. A atriz estava participando do Festival de Cinema de Gramado, e faleceu no município do Rio Grande do Sul, nesta manhã.

A atriz receberia o Troféu Oscarito nesta terça-feira (15), durante a 51ª edição do evento. A informação do falecimento foi dada pelos familiares da atriz, em uma publicação nas redes sociais. “É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado da nossa amada Léa Garcia”.

De acordo com o G1, o filho da atriz, Marcelo Garcia, informou que Léa teve um infarto, e que chegou a ser encaminhado para o Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado. Mas não resistiu.

Léa começou no teatro fazendo parte do Teatro Experimental do Negro (TEN) de Abdias do Nascimento, e já foi indicada em 1957 ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes, por sua atuação no filme ‘Orfeu Negro’, que já venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro.

A atriz acumulou mais de 100 produções na carreira, sendo uma pioneira entre as atrizes negras, e um dos seus personagens de maior impacto foi a ‘Rosa’, na novela ‘Escrava Isaura’ (1976). Léa também já conquistou quatro Kikitos, uma honraria do Festival de Gramado, com “Filhas do Vento”, “Hoje tem Ragu” e “Acalanto”.

Leia também: Léa Garcia e Clara Moneke se encontram em novo programa do canal Viva

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top