Um dos principais jogadores da geração mais recente do futebol alcançou um grande feito na carreira. Na noite da última quarta-feira (02), ao marcar contra o Bologna, o egípicio Mohamed Salah chegou a marca de 45 gols na UEFA Champions League, se isolando como o jogador africano com mais gols na competição. O Liverpool venceu a partida por 2 a 0, e além do gol, Salah também deu uma assistência.
Com seus 45 gols, Salah supera o marfinense Didier Drogba (44 gols), que está aposentado desde 2018. O camaronês Samuel Eto’o (30 gols), o senegalês Sadio Mané (27 gols) e o argelino Riyad Mahrez (21 gols) fecham o top 5 da artilharia africana da competição.
Em um contexto geral, Salah está na frente de grandes nomes do futebol mundial, como o brasileiro Neymar, o inglês Wayne Rooney e o italiano Alessandro Del Piero.
A trajetória de Salah na Champions começou em 2013, quando atuava pelo Basel, da Suíça. Ele marcou dois gols pelo clube suíço na temporada 2013/14. Alguns anos depois, em 2015, ele marcou um gol pela AS Roma, quando atuava pelo clube italiano.
A maioria esmagadora dos 45 gols de Salah foram marcados na sua atual passagem pelo Liverpool. Seu primeiro gol marcado pelos Reds na Champions foi contra o Sevilla em 13 de setembro de 2017, na temporada 2017/18.
Ele venceu a competição com o Liverpool na temporada 2018/19, e marcou cinco gols na campanha vencedora dos Reds, além de também ter marcado um dos gols do time na grande final contra o Tottenham Hotspur.
Leia também: Conheça os jogadores africanos mais marcantes da UEFA Champions League