Declaração foi feita em reunião emergencial solicitada pelo presidente Lula após acontencimentos no país venezuelano. Nova reunião deve ser feita no fim da tarde
Em comunicado publicado pelo governo brasileiro, o Ministro da Defesa afirmou que a fronteira do Brasil com a Venezuela não aparenta ter nenhuma movimentação anormal. A fronteira que liga os dois países chegou a ser fechada na manhã deste sábado (3) pela Venezuela após ataques dos EUA ao território venezuelano, mas já foi reaberta.
Na reunião emergencial solicitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para falar sobre os últimos acontecimentos na Venezuela, participaram o Ministro das Relações Exteriores, o Ministro da Defesa, o Ministro-Chefe da Casa Civil, o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Uma nova reunião está prevista para acontecer no fim da tarde de hoje para atualizações.

Segundo nota divulgada, não existe também informações até o momento de que brasileiros estão entre possíveis vítimas dos ataques feitos pelo Estados Unidos.
Leia também: Trump diz que EUA vão administrar Venezuela interinamente e que petroleiras norte-americanas começarão atuar no país
Confira a nota divulgada pelo governo brasileiro na íntegra:
“O Presidente da República coordenou reunião na manhã de hoje, 3 de janeiro, sobre os recentes acontecimentos na Venezuela. Participaram da reunião o Ministro das Relações Exteriores, o Ministro da Defesa, o Ministro-Chefe da Casa Civil, o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na ocasião, o Presidente da República reiterou os termos de sua postagem publicada na manhã de hoje.
O Ministro da Defesa indicou não haver movimentação anormal na fronteira do Brasil com a Venezuela, que seguirá sendo monitorada, e que está em contato com o Governador de Roraima.
O Ministro das Relações Exteriores relatou os contatos que manteve com seus homólogos nas últimas horas e indicou não haver até o momento notícias de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques. O Ministro das Relações Exteriores informou, ainda, estar em permanente contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela para o acompanhamento da situação interna.
Nova reunião está prevista para o final da tarde de hoje para atualização da situação.”









