A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, anunciou nesta terça-feira (07) o fim de seu programa de verificação de fatos, substituindo-o pelas chamadas “notas da comunidade”. O novo recurso segue o modelo adotado pela plataforma X, liderada por Elon Musk, e aposta na moderação colaborativa feita pelos próprios usuários.
O anúncio foi feito por Zuckerberg em um vídeo publicado no Instagram. Apesar da mudança já confirmada, ainda não há informações sobre sua abrangência, mas a empresa afirmou que a mudança para o novo sistema será implementada inicialmente nos Estados Unidos.
“Agora, nosso foco será em filtros para combater violações legais e de alta gravidade. Para casos de menor gravidade, iremos depender de denúncias antes de tomarmos qualquer ação“, explicou Zuckerberg no vídeo. Ele também destacou que a Meta planeja reduzir a quantidade de remoções equivocadas de postagens e contas legítimas.
“Isso significa que identificaremos menos conteúdos problemáticos, mas também reduziremos a remoção acidental de postagens e contas de pessoas inocentes“, completou.
O sistema das “notas da comunidade” permite que os próprios usuários adicionem informações contextuais às publicações, especialmente em casos de conteúdos enganosos ou polêmicos. A ideia é fornecer um ambiente mais transparente e participativo para a circulação de informações.
Segundo Zuckerberg, a Meta continuará ajustando e aprimorando os filtros de verificação para torná-los mais eficientes e precisos. A medida reflete uma tendência de flexibilização na moderação de conteúdo, algo que já vem sendo testado por outras grandes plataformas digitais, como o X.
Na prática, o Meta afirma que as Notas da Comunidade vão exigir um consenso entre pessoas com uma ampla gama de perspectivas para ajudar a prevenir avaliações tendenciosas. “Enquanto fazemos a transição, vamos parar de reduzir a distribuição deste de conteúdo verificado e, em vez de exibir advertências em tela cheia nas quais você precisa clicar antes de poder ver a postagem, vamos usar um rótulo muito menos intrusivo indicando que há informações adicionais sobre o post para quem desejar vê-las“, diz a Meta.
Foto da capa: Divulgação/Meta
Leia também: Twitter irá mostrar o número de visualizações para todos usuários, confirma Elon Musk