Manaus fica entre as cidades com a pior qualidade do ar no mundo com fumaça de queimadas

fumaca-de-queimadas-encobre-manaus-foto1-william-duarte-rede-amazonica.webp

Nesta quarta-feira (11) Manaus amanhaceu com muita fumaça, por conta das queimadas que atingem a cidade. Com isso, ela ficou entre as cidades com pior qualidade do ar no mundo, conforme os dados divulgados pelo site World Air Quality Index, que monitora como está o ar em diferentes lugares do globo, considerado perigoso para a saúde.

A plataforma Selva, que coordena 17 sensores em Manaus, utilizados pela World Air Quality Inde, mostra que a cidade atingiu o pico de poluição às 11h, ou seja, às 12h no horário de Brasília. O volume de toxinas no ar já ultrapassou seu pior índice, que é de 160 µg/m3, chegando a 499 µg/m3, nas primeiras horas da manhã, desta quarta-feira.

Em comparação com as cinco cidades mais poluídas do mundo, Manaus está perto de Déli, capital indiana, que atingiu a marca de 999 (IQA).

A região amazônica tem sofrido com as queimadas e a seca. O Instituto Nacional de Pesquisas e Espaciais (Inep), informa que nos últimos dois dias, mais de 504 focos de incêndios irregulares foram registrados, sendo somente o município de Autazes, a 111 quilômetros de Manaus, representando cerca de 20,8% do total do Estado.

Através de uma nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura de Manaus detalhou quantos focos foram encontrados nas cidades.

Além de Autazes, os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias, segundo os dados do Inpe”, disse a Prefeitura da capital.

A população vem denunciando nas redes sociais as dificuldades para respirar. Por isso, a prefeitura de Manaus orienta que os moradores fechem janelas, usem máscaras quando entrarem em contato direto com a fumaça e a se hidratem bem.

Prefeitura de Manaus orienta a população

Conforme a nota publicada pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC) informa que alteração do status da cidade para “Mobilização” foi necessária após análises de especialistas de Saúde e Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), devido à fumaça das queimadas.

Leia também Manaus registra 4ª maior seca da história, com queda do nível do Rio Negro 

Deixe uma resposta

scroll to top