O dia 19 de novembro passa a ser celebrado o Dia do Rei Pelé. A data foi instituída pela Lei nº 14.909, sancionada pelo presidente Lula nesta terça-feira (02). Assim, a data oficial vai homenagear o legado de Edson Arantes do Nascimento, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, que faleceu em dezembro de 2022.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
O dia 19 foi escolhido por ter sido a data em que Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira, em 1969, em um pênalti ao defender o Santos em um jogo contra o Vasco, no Maracanã (RJ). A homenagem ao atleta que conquistou cerca de 60 títulos, incluindo três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), reconhece que ele se tornou uma “instituição nacional”.
O projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados pelos parlamentares Luciano Ducci (PSB/PR) e Felipe Carreras (PSB/PE), e aprovado em dezembro do ano passado.
“Os reconhecimentos durante sua vida se estenderam ainda em outros que seguiram depois de seu falecimento. O dicionário ganhou um verbete próprio, o adjetivo ‘Pelé’, destacando: ‘o que ou aquele que é fora do comum, que ou quem, em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade, não pode ser igualado a nada ou a ninguém‘”, diz o texto do projeto.
Segundo o governo, a nova lei “pretende fortalecer laços culturais e esportivos tanto dentro do Brasil quanto internacionalmente“, e que também “inspira a sociedade a valorizar o esporte e suas figuras emblemáticas, reforçando os inúmeros legados e seus impactos no cenário esportivo mundial“.
Leia também: Netos de Pelé comentam sobre avô ter rejeitado Sandra, mãe deles: “Errar e acertar fazem parte da nossa vida”