A prefeitura da cidade de Luis Eduardo Magalhães, a 960 quilômetros de Salvador (BA), na última segunda-feira (12), deu início à campanha “Laço Branco”, que visa combater a violência contra mulheres e meninas e utilizou a imagem de um homem negro nas peças gráficas.
Na legenda, a prefeitura escreveu que o homem tem papel fundamental na luta contra a violência doméstica e chamou para fazer parte da campanha. Logo após a publicação, apareceram vários comentários criticando imagem usada.
A pesquisadora e escritora Carla Akotirene ressaltou a importância de não se usar imagem de um homem negro quando se fala em violência doméstica. “Bastante relevante. Mas não deveria colocar um homem negro associado à violência doméstica. Eles são mais flagrados porque os homens brancos endinheirados negociam com policiais e nem chegam passar por audiências”, escreveu.
Em outro comentário, Muller Nunes lembra que a campanha utiliza o nome “branco”, mas usa imagem de um negro. “Estranho! O nome do programa contra a violência doméstica é Laço BRANCO… e a imagem do negro que precisa aprender a não se tornar um agressor é negro! Meu povo, repensem!”, comentou. Depois da grande repercussão negativa nas redes sociais, a postagem foi apagada.
Imagem do negro
Há poucos dias, após o ataque a duas escolas em Aracruz (ES), por um adolescente branco, filho de militar e adorador de Adolf Hitler, o jornal Estadão publicou uma imagem de uma mão negra segurando uma arma e também foi duramente criticado nas redes sociais.
Procurada pela reportagem do Notícia Preta, a Prefeitura Municipal de Luis Eduardo Magalhães ainda não respondeu aos questionamentos enviados. Aguardamos um retorno para incluir o posicionamento do Executivo na matéria.
0 Replies to ““Laço Branco”: campanha contra violência doméstica usa imagem de homem negro”