95% dos jovens terminam ensino médio sem aprendizado adequado em matemática, revela estudo

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Cerca de 2 milhões de jovens concluem o ensino médio anualmente, em redes públicas de ensino, e mais de 1,9 milhão não conseguem resolver problemas matemáticos como porcentagem ou usar o Teorema de Pitágoras. É o que revela um levantamento realizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base nos dados do nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Seab), principal termômetro da educação brasileira.

Estudantes fazem segundo dia de provas do ENEM, na UERJ – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O levantamento revela ainda que a pandemia da Covid-19 piorou essa situação, mas, mesmo antes da crise sanitária, o percentual de jovens que não tinham desempenho adequado era de 93%, de acordo com o levantamento do ano de 2019.

Além disso, nenhum Estado tem destaque no indicador. O melhor desempenho geral é do Espírito Santo, que chega a 11,2% dos alunos que finalizam o ensino médio com nível adequado de matemática. Outros quatro entes da federação não atingem 2% dos estudantes em situação satisfatória na disciplina.

Segundo o levantamento, as redes estaduais de ensino são as piores quando o assunto é ensino de matemática. 80% dos estudantes que saem do ensino médio sem uma estrutura adequada, estavam matriculados em escolas estaduais. “Mesmo antes da pandemia, o ensino de matemática no Brasil não era efetivo. O fechamento das escolas piorou uma situação que já era muito ruim. É preciso que haja um olhar urgente para essa tragédia que está acontecendo no país”, afirma o relatório.

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Ensino básico

Os primeiros anos de estudos já aparecem como comprometedores para o ensino de matemática. Do 1º ao 5º ano, o percentual de alunos que não têm ensino adequado chega a 36,7% no ano de 2021, já em 2019, último ano antes da pandemia, o índice era de 47%. Em relação aos demais anos, do 6º ao 9º, o percentual de aprendizagem adequada despenca para 15,3%. Em 2019, antes da crise sanitária, era de 18%.

“O ensino vai muito mal de uma maneira geral no país, mas em matemática os dados são ainda mais preocupantes. Só ter 5% aprendendo o adequado significa que a política e a estratégia de ensino estão erradas”.

Língua portuguesa

Outro gargalo, mas não tão grave quanto a matemática é a língua portuguesa. 31,3% dos alunos saem do ensino médio sem um aprendizado adequado da disciplina que é uma das mais importantes da grade curricular, uma vez que é a língua-pátria.

“Para avançar, o aluno precisa ter os conhecimentos iniciais muito bem consolidados. No Brasil, só se garante essa base para um terço dos alunos. É claro que esse índice vai diminuir ao longo da trajetória escolar”, finaliza o relatório.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

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