Escritora Jéssika de Oliveira lança livro com histórias de mulheres negras na Flica

Jessika_-2.jpg

A escritora Jéssika de Oliveira vai lançar no dia 4 de novembro o seu primeiro livro “Festa de Aniversário”, durante a 10ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). A obra é composta por cinco contos, com histórias protagonizadas por mulheres negras.

 “É um livro de contos. As narrativas ocorrem em diferentes espaços, mas com algo em comum que as atravessam. Elsinha, Maria, Kieza, Maria Bidinha e Joana vão mostrar um pouco aos leitores que algumas festas de aniversário não podem mais se renovar a cada 23 minutos”, contou ao Notícia Preta.

Livro inspirado em histórias de mulheres negras será lançado na Festa Literária de Cachoeira (BA) –  Foto: Ariel Fotografias

Leia também: “As pessoas nos EUA olhavam para o Brasil como esperança para o futuro”, diz Angela Davis no ‘Mano a Mano’

A escritora de 31 anos, começou a se interessar por literatura desde a infância, com contos de fadas, mesmo não se reconhecendo nelas. A partir daí passou a escrever sobre cada história lida e quando percebeu já tinha suas próprias histórias guardadas na gaveta. “Eram apenas minhas histórias, mas quando tive o primeiro contato com a UFBA, a primeira Universidade que tive acesso, em 2011, descobri que eu também escrevia não só alguns textos, mas sim literatura”.

Escritora, pesquisadora e membro da Academia Internacional da Literatura, Jéssica se orgulha de ter sido a primeira mulher a ocupar e morar oficialmente na residência universitária masculina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graças a esse movimento que foi pioneira, o espaço se transformou em um ambiente mais plural. “A residência foi o meu laboratório de escrita”, comenta.

A autora tem passagem por antologias nacionais e internacionais, com poemas, textos, contos e poesias. No entanto, “Festa de Aniversário” é o seu primeiro livro Solo.

Leia também: Catar 2022: Ludmilla é confirmada em evento oficial da Copa do Mundo

Referências

Influenciada por escritoras como Conceição Evaristo, Carla Akotirene, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez e algumas estrangeiras como Toni Morrison, seus escritos tematizam histórias de mulheres negras. “Eu escrevo prosa. Sou cria de Conceição Evaristo, através de suas escritas e todos os seus movimentos para fomentar a valorização da mulher negra, sobretudo da mulher negra que atua nos espaços culturais do Brasil, hoje estou aqui”.

Primeira vez na Flica

Sua participação na Flica será no espaço Geração Flica no dia 4 de novembro, às 11h, na mesa “Estrofes, versos, poesias e outras produções literárias”, com Ludmila Singa, Sullen Massena e mediação de Val Benvindo. “Participar da Flica é um reconhecimento e tanto . Estou muito ansiosa e emocionada”, finalizou.

O livro “Festa de Aniversário” será comercializada durante a Flica e também pode ser adquirido pelo e-mail: comkescritora@gmail.com

Sobre a Flica

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) é realizada na região do Recôncavo Baiano. O evento reunirá, entre os dias 3 e 6 de novembro, grandes nomes da literatura local, nacional e internacional. Estão confirmados nomes como o do rapper MV Bill, das escritoras Cidinha Silva, Bárbara Carine, Carla Akotirene, Aurita Tabajara, Eliana Alves, entre muitos outros. O tema do evento será: “Liberdade, Literatura e Brasis”, que faz menção à diversidade e ao protagonismo da participação popular em diferentes momentos históricos no Brasil. A programação completa do evento pode ser conferida nas redes sociais.

Mario Jorge

Mario Jorge

Filho de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, jornalista e mestre em Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos (UFRB). Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). No âmbito acadêmico investiga as relações entre Comunicação, Cultura e Sociedade. Assessor de Comunicação e Radiojornalista.

0 Replies to “Escritora Jéssika de Oliveira lança livro com histórias de mulheres negras na Flica”

Deixe uma resposta

scroll to top