ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras tem inscrições prorrogadas até 31 de maio

Foto-Raquel-Franco-1.jpg

O 7º Fórum Negro de Arte e Cultura 2023 aconteceu de 30 de novembro a 02 de dezembro com o tema Sankofar: Artes, memórias, militâncias negras e outras poéticas. O último dia de atividades foi na UNEB e incluiu na programação o Festival Ìyás, a Kitanda de Negócios Pretos e o Kizoomba Samba com show do grupo Gira D'elas. Fotografia: Raquel Franco / Labfoto © 2023

Atrizes negras de todo território nacional podem inscrever suas produções artísticas para o festival

As inscrições para o ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras, foram prorrogadas até às 23:59 da próxima sexta-feira (31). Assim, estudantes, aspirantes e/ou atrizes negras de todo Brasil terão mais tempo para submeter sua inscrição gratuita, para a chamada pública que visa selecionar espetáculos de mulheres negras.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

As interessadas poderão apresentar propostas para integrar a 4ª edição do festival. O objetivo desta chamada é oportunizar a produção intelectual e artística de profissionais negras oriundas das cinco regiões do país. O festival será realizado de 18 a 26 de julho, no Espaço Cultural da Barroquinha, Espaço Xisto Bahia, no Teatro Gregório de Matto e no Café-Teatro Nilda Spencer, todos em Salvador (BA).

Festival Ìyás, a Kitanda de Negócios Pretos e o Kizoomba Samba com show do grupo Gira D’elas no 7º Fórum Negro de Arte e Cultura/ Fotografia: Raquel Franco / Labfoto © 2023

Idealizado pelas atrizes e produtoras culturais Juliana Monique e Eddy Veríssimo, o festival visa oportunizar a mulheres negras a evidenciar suas produções artísticas num espaço de acolhimento criado por suas pares. As atrizes cujos espetáculos forem selecionados integrarão a programação do festival que ocorrerá de 18 a 26 de julho, na cidade de Salvador. O Festival ÌYÁ’S quer conhecer e se aproximar de mulheres negras de todo território nacional para visibilizar nossa potencialidade coletiva. 

De acordo com Eddy Veríssimo, “essa chamada vem para proporcionar a nós artistas negras da cena, um aquilombamento vivo, pulsante, onde podemos mostrar nossas estéticas e  poéticas, afirmando nossa identidade cultural, a partir de um corpo vivo em cena, onde acreditamos neste espaço de acolhimento e afeto. É um festival como ato de resistência e empoderamento, onde fortalecemos nossas conexões e criamos redes com artistas potentes no ecoar  de suas vozes através da arte”, afirma.

Interessa para essa chamada, espetáculos de artes cênicas, que podem ser monólogos, performances e outras modalidades da cena e as inscrições podem ser feitas por meio da linklist disponível no perfil do instagram @festivaliyas, assim como demais informações onde também é possível acompanhar o regulamento.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Inscrição: https://linklist.bio/festivaliyas

Leia também: Documentário “1798 – Revolta dos Búzios” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta

Deixe uma resposta

scroll to top