Governo define novas normas para o cálculo e manutenção do BPC

beneficio-bpc-ampliado-estrangeiros-brasil-696x376-1.webp

O governo federal, por meio de portaria conjunta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualizou as regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Publicada no Diário Oficial da União, a norma detalha mudanças na legislação realizadas no final de 2024, afetando tanto novas concessões quanto benefícios em revisão.

Uma das principais alterações é a inclusão dos rendimentos de atividades informais no cálculo da renda familiar para concessão do benefício. O objetivo da medida, conforme o governo, é evitar o acúmulo de benefícios e controlar os gastos com o programa. O requerente também precisará declarar no Cadastro Único (CadÚnico) se recebe outros auxílios, como os da Seguridade Social ou seguro-desemprego.

Agora há conversão automática do BPC para o auxílio-inclusão quando a pessoa com deficiência ingressar no mercado de trabalho com remuneração de até dois salários mínimos – Foto: Reprodução.

A portaria estabelece que a renda será calculada com base no mês do requerimento ou da revisão, utilizando dados do CadÚnico e de outras bases oficiais. A nova regra também define quais rendimentos são excluídos do cálculo, como bolsas de estágio supervisionado, valores de contrato de aprendizagem, auxílio-inclusão e um benefício previdenciário de até um salário mínimo por membro idoso ou com deficiência da família.

Outra novidade é a conversão automática do BPC para o auxílio-inclusão quando a pessoa com deficiência ingressar no mercado de trabalho com remuneração de até dois salários mínimos. A medida, prevista na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), visa incentivar a inclusão produtiva sem interromper o apoio social.

A atualização cadastral no CadÚnico é obrigatória em caso de mudança de endereço ou na composição familiar. Requerimentos com pendências terão um prazo de 30 dias para regularização, sob risco de serem arquivados.

Leia mais notícias por aqui: Presença de facções e milícias cresce e já atinge 19% dos brasileiros, diz pesquisa

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top