Governo adia para 2025 portaria que restringe trabalho aos feriados

1056939-editebc_03758.webp

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em medida publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (29), adiou a entrada em vigor da portaria que restringe o trabalho no comércio aos feriados. Essa é a terceira vez que a medida, que surgiu em novembro de 2023, é adiada. Antes ela começaria a valer nest mês de agosto.

A decisão pelo adiamento acontece após a falta de êxito no consenso entre centrais sindicais, empregadores e governo. A portaria 3.665 determina que o trabalho nos feriados só pode ocorrer se estiver previsto em convenção coletiva.

A medida serve para trabalhadores do comércio /Foto: Rovena Rosa – Agência Brasil

Ela altera a portaria do governo anterior, que segundo o ministro da pasta, Luiz Marinho, é inconstitucional, já que permitia o trabalho de funcionários de setores como o de supermercados e hipermercados, entre outros, sem precisar da negociação coletiva com os servidores.

Segundo a Lei 10.101/2000, que regulamenta o comércio, a autorização do trabalho nos feriados só é permitido em caso de convenção coletiva de trabalho e “observada a legislação municipal”.

Leia também: Minha Casa, Minha Vida deve passar a pedir entrada de 30%; programa já foi sem entrada para aquisição de casa própria

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top