Com forte esquema de segurança, tradicional lavagem da escadaria será realizada na próxima quinta-feira, dia 12
Interrompida por conta da pandemia, a maior celebração religiosa de Salvador acontece neste mês de janeiro. As comemorações começaram na quinta-feira, dia 5, com a primeira noite de novena.
O principal dia da festa será na quinta 12/01, data em que acontece a lavagem do Senhor do Bonfim. Vestidos de branco, os fiéis saem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e fazem o tradicional cortejo de 8 quilômetros, carregando as imagens da imaculada e de Jesus Cristo.
A procissão chega na Colina Sagrada, onde fica a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, onde acontece a lavagem das escadarias. Com mais de 2 séculos de celebração, as escadas e o átrio da Basílica são lavados com vassouras e água de cheiro.
Esse ano a festa contará com o acompanhamento de mais de 2 mil policiais, entre eles civis, militares e técnicos. O corpo de bombeiros também deverá atuar no monitoramento.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia anunciou que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e o Sistema de Reconhecimento Facial também serão utilizados para garantir a segurança do evento.
Câmeras de segurança da Plataforma de Observação Elevada (POE) serão colocadas nas regiões das Igrejas da Conceição da Praia e na Basílica do Bonfim.
Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) disponibilizará 168 profissionais para buscas e atendimentos, além de viaturas equipadas para atender situações de emergência.
Após a Lavagem do Bonfim, a festa continua até domingo dia 15. Na data de encerramento acontece a benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício na capital baiana.
0 Replies to “Após interrupção de 2 anos, Festa do Bonfim volta a acontecer em Salvador”