A diretora da Escola Municipal Professor Joaquim Gilberto localizada em Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, afirma ter sofrido racismo por parte da mãe de uma aluna. O crime teria acontecido na última semana, quando a responsável teria dito que Maria dos Santos Feitosa, de 51 anos, não teria capacidade de ocupar o cargo da diretoria por ser negra.
“Você (Maria) não tem competência pra ser diretora. Você é negra. Você só tem o cabelo liso porque ele é alisado de formol” disse a mulher, que segundo a educadora, foi chamada na escola para uma reunião sobre o comportamento da filha e que ofendeu a diretora após falar sobre a possibilidade de trocar a estudante de classe.
Para o Metrópoles, Maria dos Santos afirmou que chegou a pedir para a mulher parar, e a advertiu sobre as falas racistas, mas a responsável pela aluna continuou e ameaçou entrar em contato com uma deputada para retirar a diretora do cargo que passou a ocupar em janeiro deste ano, depois de já trabalhar como professora há 15 anos.
Leia também: Vini Jr: Mais um caso de racismo relaciona jogador a macaco
A educadora também disse, em entrevista ao Metrópoles, que a acusada chegou a se justificar afirmando que não era racista pois sua filha também é negra, mas que segundo ela, tem o tom de pele mais claro e o cabelo “mais bonito”. Depois do episódio, Maria resolveu fazer um boletim de ocorrência contra a mãe da estudante.
O Notícia Preta entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Luziânia sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria, não havia respondido aos questionamentos enviados.
0 Replies to “Diretora é alvo de racismo por mãe de aluna: “Você é negra, não tem competência””