O Notícia Preta separou os destaques da semana, com lançamento de livro e dicas de festivais. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Livro
No próximo domingo (31), às 16h30, O livro “O Futuro das Novas Masculinidades” será lançado em evento aberto ao público em São Paulo, hoje (31), às 16h30, contando com a presença de co-autores que fizeram parte do projeto. O lançamento contará com um momento de diálogo sobre os capítulos que compõem a obra, oferecendo ao público uma oportunidade de refletir sobre temas contemporâneos que impactam a sociedade brasileira. Entrada gratuita no Centro Cultural do Canto, Av. Dr. Arnaldo, 1538, Sumaré, São Paulo.
Festival
Festival Visões Periféricas seleciona filmes para mostras competitivas em 2026. Inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, até 20 de setembro. Evento anual de cinema voltado a produções audiovisuais das periferias brasileiras ou que abordem temáticas marginalizadas. Valem filmes de curta média e longa metragens, produzidos a partir de setembro de 2024. As inscrições devem ser feitas no site do festival através do link: www.visoesperifericas.com.br , de forma online e gratuita, de 12 a 20 de setembro de 2025. Os filmes selecionados serão exibidos em março de 2026, de forma presencial no Rio de Janeiro e online. Todos receberão troféus e os melhores ganharão um prêmio em serviços de filmagem.
Inscrições para as mostras competitivas
Festival Gastronômico “Roteiro Cozinha Periférica” celebra cultura, memória e ancestralidade no Dia da Amazônia, 5 de setembro, das 17h às 23h, quando a comunidade da Vila da Barca, em Belém (PA), será palco do Festival Roteiro Cozinha Periférica, um evento que une gastronomia, música, cultura e tradição para celebrar a primeira turma de Gastronomia formada na própria comunidade. Com uma programação que inclui feira gastronômica, concurso de pratos, apresentações musicais e culturais, o festival destaca a força de mulheres periféricas que transformam a cozinha em espaço de memória, resistência e futuro ancestral. Mais informações: @cozinhadaviladabarca.
LEIA TAMBÉM: Série “Capoeiras” transforma sonho de Raphael Logam em celebração da ancestralidade negra