Destaques da Semana NP: confira o lançamento de livro e dicas de festivais

JUVANA-DE-XAKRIABA-769-Foto-1-scaled.jpg

Frame Juvana De Xakriabá, documentário de Silvana Beline (GO), premiado em 2025

Notícia Preta separou os destaques da semana, com lançamento de livro e dicas de festivais. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.

Livro

No próximo domingo (31), às 16h30, O livro “O Futuro das Novas Masculinidades” será lançado em evento aberto ao público em São Paulo, hoje (31), às 16h30, contando com a presença de co-autores que fizeram parte do projeto. O lançamento contará com um momento de diálogo sobre os capítulos que compõem a obra, oferecendo ao público uma oportunidade de refletir sobre temas contemporâneos que impactam a sociedade brasileira. Entrada gratuita no Centro Cultural do Canto, Av. Dr. Arnaldo, 1538, Sumaré, São Paulo.

Autora Tainara Ferreira / Foto Divulgação

Festival

Festival Visões Periféricas seleciona filmes para mostras competitivas em 2026. Inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, até 20 de setembro. Evento anual de cinema voltado a produções audiovisuais das periferias brasileiras ou que abordem temáticas marginalizadas. Valem filmes de curta média e longa metragens, produzidos a partir de setembro de 2024. As inscrições devem ser feitas no site do festival através do link: www.visoesperifericas.com.br , de forma online e gratuita, de 12 a 20 de setembro de 2025. Os filmes selecionados serão exibidos em março de 2026, de forma presencial no Rio de Janeiro e online. Todos receberão troféus e os melhores ganharão um prêmio em serviços de filmagem.
Inscrições para as mostras competitivas

Frame Juvana De Xakriabá, documentário de Silvana Beline (GO), premiado em 2025 / Assessoria de Imprensa

Festival Gastronômico “Roteiro Cozinha Periférica” celebra cultura, memória e ancestralidade no Dia da Amazônia, 5 de setembro, das 17h às 23h, quando a comunidade da Vila da Barca, em Belém (PA), será palco do Festival Roteiro Cozinha Periférica, um evento que une gastronomia, música, cultura e tradição para celebrar a primeira turma de Gastronomia formada na própria comunidade. Com uma programação que inclui feira gastronômica, concurso de pratos, apresentações musicais e culturais, o festival destaca a força de mulheres periféricas que transformam a cozinha em espaço de memória, resistência e futuro ancestral. Mais informações: @cozinhadaviladabarca.

Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: Série “Capoeiras” transforma sonho de Raphael Logam em celebração da ancestralidade negra

Angélica Zago

Angélica Zago

Carioca, nascida na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade UniCarioca. Atualmente é pós-graduanda pela mesma instituição. Apaixonada pelo carnaval, desde 2004 trabalha na cobertura jornalista deste segmento, além da atuação em empresas como: Rádio Roquette Pinto, Manchete, Portal SRZD, Revista Raça, Ong São Martinho, dentre outras.

Deixe uma resposta

scroll to top