As inscrições para o Programa “CNH Pai D’égua” (PA) iniciam dia 29/01

IMG_0938.jpg

O Governo do Estado do Pará, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), lançou na última terça-feira (09), o edital de abertura de um dos Programas mais aguardados, o CNH Pai D ‘égua. O programa social tem como objetivo formar, qualificar e habilitar jovens de baixa renda como condutores de veículos automotores, de forma totalmente gratuita. Além disso, o projeto busca promover à inclusão social e oportunizar “empregos”.

Nesta segunda edição do programa, serão ofertados 60 mil vagas para a população paraense, muitas pessoas poderão ter acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os candidatos que desejam participar, precisam atender alguns requisitos estabelecidos pelo edital Nº 01/2024.

O Programa CNH Pai D´égua vai  oferecer 60 mil vagas para  habilitação gratuita  no Estado  do Pará – Foto: Reprodução/ Agência Pará.

Ter 18 (dezoito) anos de idade completos na data do requerimento; ser penalmente imputável; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), possuir curso fundamental comprovado por meio de certificado ou declaração emitida pela Secretaria de Estado da Educação ou equivalente em outra Unidade Federativa; entre outros requisitos.

Para esta edição, 70% das vagas serão destinadas à obtenção da primeira CNH, 15% para adição das categorias A ou B e 15% para mudança de categoria B para D. Aliás, ás vagas estão divididas entre 20 mil para a capital; 20 mil para a Região Metropolitana de Belém e as regiões de trânsito do Marajó, Abaetetuba, Capanema, Paragominas e Tucuruí.

Já as regiões de Santarém, Altamira e Itaituba terão 7 mil vagas; 7 mil para Marabá, Parauapebas e Redenção e 6 mil para celebração de parcerias e convênios com organizações governamentais e não governamentais.

“Esse é um momento especial. Foram dois meses de planejamento, desde o lançamento do programa, e agora a população já poderá se inscrever para tirar a sua habilitação de forma gratuita. Com isso, o Detran amplia seu raio de ação. Além de proteger as pessoas no trânsito, dando educação, sinalização e fiscalização, o órgão passa a auxiliar nessa agenda social, onde muitos precisam da CNH para se inserir no mercado de trabalho e não têm condições financeiras”, ressalta o diretor geral do Detran, Marcelo Guedes em nota para o site do Detran.

Para mais informações acesse o edital de  Nº 01/2024 (cnhpd.detran.pa.gov.br ).

As inscrições para o Programa CNH Pai D’Égua serão feitas exclusivamente pelo site do DETRAN/PA (www.detran.pa.gov.br).

Leia também: Bienal das Amazônias em Belém reúne obras de 120 artistas da Pan-Amazônia

Aline Rocha

Aline Rocha

Aline Rocha é Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduada em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. É integrante do grupo de pesquisas: GEPEFop LAPESB- Laboratório de pesquisa Pierre Bourdieu: Análise sobre a prática pedagógica.Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na qual ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ano e 9º ano, tanto na modalidade regular como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2018 a 2020. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica, em que ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 9º ano, 1º ano e 3º ano do Ensino Médio, entre 2020 a 2022. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Linguística Textual, na turma 2018, do curso de Linguagens e Códigos-Língua portuguesa, na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professora da Educação Básica e pesquisadora Antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top