O Carnaval do Rio de Janeiro, que celebra a diversidade cultural da cidade, conta com a presença dos blocos afros exaltando a música e a cultura negra. Alguns deles já começaram a desfilar em janeiro e ao longo do mês de fevereiro, e agora, no final de semana antes do carnaval, outros blocos voltam a tomar as ruas cariocas. Conheça abaixo e confira a programação dos cortejos:
Afoxé Omó Ifá
Considerado o primeiro bloco de Afoxé da Tijuca, o bloco Afoxé Omo Ifá foi fundado em 2015. O grupo valoriza as raízes afro e usa instrumentos como atabaques, surdos e agogôs.
Onde: Praça Barão de Drumond, Vila Isabel.
Quando: 23/02, 16h
Gratuito

Bloco Afro Zimbauê da Ilha
Desde 2005, o som do Bloco Afro Zimbauê da Ilha agita os foliões da Ilha do Governador. Aqui a conexão é Bahia-África, num bloco cheio de cores que promete balançar todos que curtem se divertir no batuque.
Onde: Praça da Freguesia, Ilha do Governador
Quando: 03/03, 16h
Gratuito
Afoxé Raízes Africanas
Nascida em Belford Roxo, em 2002, a Associação Cultural e Recreativa Afoxé Raízes Africanas põe os foliões nos ritmos afro culturais em um desfile de alegria e resistência. Vem sentir a terra tremer com esse batuque!
Onde: Av. Atlântica, Posto 6, Ipanema
Quando: 04/03, 14h
Gratuito
Rio Maracatu
O carnaval pernambucano chega com tudo no bloco Rio Maracatu, que promete transbordar alegria com o baque virado. O cortejo tem ligação com religiões de matrizes africanas, como o Candomblé. Os tambores do bloco ecoam pela capital fluminense desde o carnaval de 1997.
Onde: Avenida Vieira Souto, Posto 8
Quando: 05/03, 8h
Gratuito
Outros foliões
A região da Pequena África, local de referência para a história da população negra na cidade do Rio, também é um território que abriga uma série de grupos que, ao longo do ano, celebram a força da cultura e identidade afro-brasileira. Durante o período de festa, diversos blocos animam as ruas da região, em cortejos que combinam alegria e resistência. Confira:
Batuke de Ciata
Outra importante personagem é reverenciada no bloco Batuke de Ciata que, como o nome sugere, homenageia a grande matriarca do samba e ialorixá Hilária Batista de Almeida. Criado pela Organização Cultural Remanescente de Tia Ciata, a folia promove a cultura e preserva o patrimônio histórico e artístico afro-fluminense.
Onde: Rua Tia Ciata, Saúde
Quando: 22/02, 15h
Fiquei firme
Com uma celebração vibrante de resistência e alegria, o bloco é inspirado por Dodô da Portela, porta-bandeira histórica do carnaval carioca e moradora do Morro da Providência, o bloco surgiu em 2010 para honrar esse legado e exaltar a força da cultura negra.
Onde: Ladeira do Barroso
Quando: 23/02
Òrúnmilá e Filhos de Gandhi
O Carnabendita, circuito de carnaval de rua da Bendita Produções, chega ao seu terceiro ano com a novidade do projeto Griôs da Pequena África. Idealizado por Andrezão do Cacique, Aline Bastos e Natália Guimarães, o projeto integra o Carnaval Cultural do Muhcab e leva, pela primeira vez, os blocos Òrúnmilá, Afoxé Filhos de Gandhi e Cacique de Ramos ao pré-carnaval.
Onde: Concentração na Gamboa
Quando: 22/02
Cordão da Prata Preta
Um dos blocos mais conhecidos, o Cordão da Prata Preta, faz uma homenagem ao capoeirista Horácio José da Silva, o “Prata Preta”, líder da Revolta da Vacina, no início do século XX. Fundado em 2004, o bloco tem o objetivo de reviver o carnaval de rua da Zona Portuária. O desfile acontece no sábado de carnaval, dia 1º de março, pelas ladeiras da região, com concentração na Praça da Harmonia, na Gamboa, a partir das 16h, e dispersão às 22h, na Praça Coronel Assunção. Os foliões do Cordão da Prata Preta se reúnem com fantasias criadas em casa e muita purpurina, mantendo o clima contagiante que marca o nome do bloco.
Onde: Praça da Harmonia, Gamboa
Quando: 01/03, 16h
Desfile: Pelas ladeiras da região
Para acompanhar com mais detalhes de blocos no carnaval acesse o site: Blocos de Rua
Leia também: Álbum com sambas de enredo do Rio Carnaval 2025 é lançado nesta sexta