A atriz Bella Campos, que interpreta Maria de Fátima no remake de “Vale Tudo”, desabafou em seu perfil pessoal no Instagram sobre ataques racistas que tem recebido desde que assumiu o papel de protagonista na novela. “Ainda é tanto comentário racista que eu tenho que ler”, afirmou. Entre as críticas, a atriz contou que muitos dizem que “eu continuo com cara de pobre mesmo sendo bilionária”, escreveu. Em seguida, questionou os padrões associados à riqueza: “Ser rico para eles é o quê? Alisar o cabelo? Se comportar como branco?”.
Apesar dos comentários preconceituosos, Bella ressaltou a importância da representatividade que sua personagem tem proporcionado para mulheres negras. “Todos os dias eu recebo mensagem de dezenas de meninas e mulheres pretas se sentindo representadas por Faty, e é isso que importa!”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: “Vale ter consciência de classe”, Bella Campos reage à taxação dos super-ricos
Bella também comentou sobre sua trajetória, lembrando que começou a trabalhar motivada pela necessidade financeira. “Nem sei se eu queria ser modelo, precisava sobreviver. A gente vivia uma realidade muito difícil. A minha carreira começou em uma tentativa de sobrevivência”, disse. A atriz destacou que enfrenta dias complicados e que ainda está no início da carreira.
A caracterização da personagem Maria de Fátima, que evolui ao longo da trama, também foi alvo de críticas racistas. Desde o início da novela, os cabelos de Bella passaram por mudanças, valorizando sua identidade negra, o que, segundo a atriz, provocou reações preconceituosas. Seu desabafo reacendeu o debate sobre como o racismo estrutural influencia a percepção da ascensão social e estética de mulheres negras no Brasil.