Na última sexta-feira (29), na Praia do Forte no município de Mata de São João (BA), uma baiana de receptivo denuncia que foi acusada de roubo por um casal de turistas argentinos. De acordo com Jucione Costa Silva, de 48 anos, em entrevista à Folha de S. Paulo, que chegou a tirar a roupa para provar que não tinha roubado a carteira. O Notícia Preta entrou em contato com a Polícia Civil, que informou que um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado na Delegacia de Proteção Ambiental de Praia do Forte, contra uma mulher de 53 anos suspeita de calúnia.
Jucione Costa Silva trabalha como baiana de receptivo, função comum na Bahia onde mulheres vestidas com trajes tradicionais tiram foto e recebem os visitantes. Ela conta que foi vítima de racismo e que não consegue trabalhar desde então. Segundo ela, a turista e o marido pediram para tirar fotos com ela, que cobra R$25 pelo serviço.

Ao procurar sua carteira para realizar o pagamento, a turista não encontrou o objeto na bolsa e, em seguida, teria acusado a baiana de furto. O marido chegou a sugerir que ela poderia ter esquecido numa das lojas, ams depois de ir em busca da carteira perdida e não achá-la, ela voltou dizendo que Jucione estava com o objeto. A turista pediu que as pessoas não tirassem mais fotos com ela, pois a mesma teria a roubado.
Assustada, Jucione conta que entrou em uma loja próxima e tirou toda a roupa da baiana e ainda assim a mulher insistiu que ela tinha escondido a carteira dentro do seu macaquinho. Ela então resolve tirar a roupa até ficar somente de calcinha e sutiã, para provar que realmente não tinha pegado a carteira.
Após ver que Jucione não estava com a carteira, a mulher saiu da loja e encontrou sua carteira em uma das lojas que visitou durante o passeio.
Jucione, que se sentiu profundamente ofendida e discriminada, pediu socorro e foi junto com algumas pessoas prestando apoio levada até a delegacia territorial de Lauro de Freitas, para registrar o ocorrido. A baiana ainda relatou que o marido da turista teria tentado suborná-la com R$250, e um amigo do casal pediu que ela não levasse o caso adiante.
“Hoje no meu local de trabalho fui acusada de roubar uma carteira dessa argentina que cito no vídeo, após tirar uma foto comigo me acusou de ter furtado a carteira que logo em seguida ela encontrou em uma loja que a mesma tinha visitado, Mais um episodio em que nós, negros trabalhadores passamos ao dia dia, nesse momento me encontro prestando meu depoimento e peço que cada um que esteja vendo esse vídeo o compartilhe”, declarou Jucione em postagem feita em sua rede social via instagram, no dia do ocorrido.
“De acordo com o relato da ocorrência, policiais militares apresentaram duas pessoas após o desaparecimento de uma carteira durante um passeio turístico. A vítima, que atua como baiana de receptivo, foi acusada por uma das pessoas de ter furtado uma carteira, e o fato foi presenciado por populares. Uma testemunha acompanhou a vítima para registrar o ocorrido. Oitivas e diligências estão em andamento para elucidar o fato”, diz a nota da Polícia Civil, enviada ao Notícia Preta.
Leia também: Feira de Negócios: Bahia Origem Week reúne diversas cadeias produtivas da Bahia