Na madrugada desta terça-feira (29), a escola Municipal José Silvino Diniz, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi invadida e vandalizada com frases e símbolos nazistas. As aulas foram suspensas e serão retomadas na próxima quinta-feira (1º).
Professores e funcionários chegaram para trabalhar e se depararam com janelas e carteiras quebradas, além de pichações de suástica, símbolo que representa o nazismo alemão. Além disso, exposições dos alunos sobre o Dia da Consciência Negra também foram destruídas pelos vândalos.
Nas pichações, os funcionários também registraram o nome de um jogo de vídeo game em que o personagem principal ataca professores e alunos em uma escola. A Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionadas para registrar o ocorrido e também aumentar a segurança no local.
Leia também: Atirador invade duas escolas no Espírito Santo e mata três pessoas
Em nota, a Prefeitura Municipal de Contagem disse que as providências estão sendo tomadas para reformar e reforçar a estrutura física da unidade de educação e outra escola, Escola Municipal Professora Maria Martins “Mariinha”, sofreu uma tentativa de invasão. “Os criminosos forçaram a entrada por diversos lugares mas não conseguiram entrar”, afirma a nota da Prefeitura.
Na última sexta-feira (25), um adolescente de 16 anos invadiu duas escolas em Aracruz (ES) e matou 4 pessoas e feriu mais 15. O pai dele é militar e comprou livros que contam a história de Adolf Hitler para o filho. Dentre as vítimas, estão três professores e um aluno do sexto ano do ensino fundamental.