O Dia da Amazônia é celebrado nesta segunda-feira, 5 de setembro. A região abrange oito estados brasileiros, e parte do Maranhão. Por causa da biodiversidade e da grande área florestal preservada e seus atrativos, a Amazônia é um dos principais destinos turísticos do Brasil, tanto para brasileiros como estrangeiros.
Segundo dados do Ministério do Turismo, no ano de 2019, antes da pandemia, a região recebeu o maior número de visitantes já registrado. O estado que recebeu mais turistas naquele ano foi o Amazonas, e o ecoturismo foi a atração preferida de quase 70% dos 36 mil turistas; a maioria norte-americanos e venezuelanos.
Esse foi também o destino escolhido para as férias da brasiliense Danyelle Soares. Ela comenta a escolha. Já o Amapá foi visitado por 33 mil turistas, principalmente americanos e franceses. A capital Macapá tem atrações como o Marco Zero, onde passa a linha imaginária do Equador e o Forte de São José.
Leia também: Presidente da Funai oferece ajuda a servidor preso por arrendamento de terras indígenas
O estado do Acre recebeu em 2019 mais de 30 mil turistas, principalmente peruanos e bolivianos. Já o Pará foi o destino de quase 29 mil turistas estrangeiros, a maioria da França e do Suriname. O estado tem atrações na capital Belém, como o Mercado Ver-o-peso; e várias praias, como Alter do Chão, em Santarém, às margens do Rio Tapajós. E é para Santarém que está indo a jornalista Katiana Rabelo, com a filha de 10 anos. Ela conta a razão da escolha.
Em Roraima, a maioria dos 14 mil turistas também vieram de países vizinhos da fronteira: Venezuela e Guiana.