Anok Yai é eleita Modelo do Ano no Fashion Awards 2025: “sua cor não é uma maldição”

IMG_2127.jpeg

Screenshot

A egípcia Anok Yai, 27, foi eleita Modelo do Ano de 2025 pelo Fashion Awards, considerado um dos prêmios mais importantes da indústria da moda. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira (1º), no Royal Albert Hall, em Londres, e reuniu alguns dos principais nomes do setor.

Ao subir ao palco para receber o troféu, Anok protagonizou um dos discursos mais marcantes da noite. Em um agradecimento carregado de emoção, ela celebrou a representatividade e enviou uma mensagem direta às meninas negras que acompanham sua trajetória. “Sua cor não é uma maldição. Você não é uma tendência, você não é infeliz. Você é digna, você é capaz e você é mais poderosa do que você pode imaginar. Muito obrigada. Eu vejo você”, afirmou.

Antes de deixar o palco, a modelo ampliou a fala para um apelo humanitário. Com ascendência sudanesa, ela chamou atenção para a crise no Sudão e lembrou o sofrimento vivido por sua família e por tantos outros afetados pelo conflito. “Desejo paz para o Sudão, há um massacre acontecendo lá, e para o meu povo, minha família no Sudão do Sul. Eu quero fazer uma ligação para o meu governo e que ele faça a coisa certa para o meu povo. E para aqueles que estão assistindo, eu peço que você não desvie o olhar. Minha família está morrendo, eu não sei o que fazer”, declarou.

Anok Yai Foto: reprodução Instagram

Anok Yai se tornou um dos principais nomes do cenário internacional após ser descoberta em 2017, quando uma fotografia tirada durante a semana de boas-vindas da faculdade viralizou nas redes sociais. No ano seguinte, entrou para a história ao se tornar a segunda modelo negra a abrir um desfile da Prada, feito que só havia sido alcançado por Naomi Campbell, em 1997.

Desde então, a carreira de Anok se consolidou com campanhas, desfiles e editoriais para algumas das maiores publicações do mundo, incluindo Vogue França, Dazed, V Magazine e AnOther Magazine. Ícone frequente no circuito fashion, ela também costuma marcar presença no Met Gala. Em 2024, seu look em tons de azul e prata, composto por quase 100 mil cristais Swarovski, foi um dos mais comentados nas redes sociais.

Leia também: Anok Yai é consagrada a Modelo do Ano

Deixe uma resposta

scroll to top