Butantan obtém aprovação para 1ª vacina de dose única contra dengue no mundo

foto-vacina-indigena.webp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária concluiu a análise técnica da Butantan-DV, que se torna a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. A etapa administrativa que formaliza o registro está em andamento, e a assinatura do Termo de Compromisso com o Instituto Butantan ocorre nesta quarta-feira (26), em São Paulo. Esse procedimento, segundo a própria agência, representa o passo final antes da publicação oficial da aprovação.

O imunizante atendeu integralmente aos critérios de segurança, eficácia e qualidade. Com isso, mesmo antes da formalização completa, o governo já iniciou as medidas preparatórias para inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações. Ainda não há definição de quando ela passará a integrar o calendário nacional.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária concluiu a análise da Butantan-DV, que se torna a 1ª vacina de dose única contra a dengue no mundo – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O instituto dispõe de mais de 1 milhão de doses fabricadas para serem distribuídas ao PNI assim que houver liberação. Os estudos clínicos submetidos à Anvisa acompanharam voluntários por cinco anos. Entre pessoas de 12 a 59 anos, a eficácia geral foi de 74,7%, com 91,6% de proteção contra formas graves ou com sinais de alarme e proteção total contra hospitalizações. Mais de 16 mil voluntários de 14 estados participaram do ensaio, que mostrou segurança em indivíduos com ou sem infecções prévias.

A vacina contempla os quatro sorotipos e tem esquema de dose única, característica apontada em publicação da revista Human Vaccines & Immunotherapeutics como vantajosa para elevar a adesão, simplificar campanhas e acelerar coberturas em emergências.

A Anvisa também autorizou pesquisas para ampliar o uso para idosos de 60 a 79 anos e aguarda dados adicionais para avaliar a inclusão de crianças de 2 a 11 anos. O Ministério da Saúde ainda vai definir quando começa a vacinação e como ocorrerá a distribuição das doses.

Leia mais notícias por aqui: Apenas 15% das mulheres negras e 11% dos homens negros têm diploma, diz estudo

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top