Encontro “Experiência de Aprendizagem sobre Equidade Racial 2030” acontece em São Paulo

unnamed-6-scaled.jpg

Até a próxima quinta-feira (01), a Fundação W. K. Kellogg, em parceria com o Projeto SETA, cujo objetivo é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade social antirracista, promove, em São Paulo, o evento “Experiência de Aprendizagem sobre Equidade Racial 2030”. A abertura do evento aconteceu na última segunda-feira (28).

O encontro contou com a participação de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, para discutir sobre as forças sociais, políticas e culturais mais amplas que moldam a educação e a raça no Brasil. Além da ministra, a mesa de abertura do encontro contaou com as participações da historiadora Ynaê Lopes e Joana Oscar, da Gerência de Relações Étnico-Raciais, da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

A mesa de abertura do evento aconteceu na última segunda-feira (28) /Foto: Divulgação

Estamos todos ansiosos para esse encontro e muito orgulhosos de termos sido escolhidos para sediar o evento, para o qual temos nos preparado há mais de um ano. O contexto do racismo no Brasil é muito particular, certamente, mas temos bons exemplos práticos, especialmente no campo da educação. Então, acredito que será muito interessante compartilhar essas experiências com nossos parceiros da Fundação Kellogg e das demais organizações”, comenta Ana Paula Brandão, gestora do Projeto SETA e diretora programática da ActionAid Brasil.

Durante o encontro, os convidados terão a oportunidade de acompanhar mesas de debates sobre gênero, raça e educação, conhecer o impacto dos trabalhos do Projeto SETA nas comunidades urbanas, indígenas e quilombolas. Além de visitar o Museu Afro-Brasil e fazer um passeio pelo Quilombo Saracura, Bairro do Bixiga, Bairro da Liberdade e Centro Histórico.

Sobre o Projeto SETA

O Projeto SETA é uma aliança entre movimentos sociais e organizações negras, quilombolas, indígenas e feministas ligadas ao tema da educação. Compõem a iniciativa a ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés, Makira-E’ta e UNEafro Brasil, organizações reconhecidas e comprometidas na atuação no campo da educação antirracista.

A atuação do Projeto SETA consiste no trabalho participativo por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas de mobilização em prol da equidade racial na educação. Trata-se de um trabalho que promove sistematicamente a voz, a mobilização e a liderança dos grupos representados pelo projeto. A visão coletiva do SETA é um sistema de educação público brasileiro construído com base nos princípios de justiça social e racial e que garantam a todas as pessoas o direito a uma educação contextualizada e de qualidade.

Leia também: Inscrições para Selo Petronilha, que premiará ações de promoção da educação racial, vão até sexta (28)

Deixe uma resposta

scroll to top