O cantor Compadre Washington, do grupo “É o Tchan”, pediu desculpas nesta quinta-feira (20), pelo episódio em que questiona repetidamente o nome de batismo de uma fã que subiu ao palco se identificando no feminino, em um show em Belém do Pará no dia 8 de fevereiro.“Você foi batizada com que nome? …Não! Mentira sua. Mamãe não batizou você assim”, disse o cantor no vídeo que viralizou. Internautas e organizações coletivas o acusaram de transfobia, e o artista se desculpou: “Essa brincadeira não existe mais“.
No pedido de desculpas, Compadre Washington também diz que ao fazer uma brincadeira ele “passou do tom” e que o mundo evoluiu. “No mundo que nós vivemos hoje, isso não existe mais. Por isso eu vim pedir desculpas a Ketlen e todas as pessoas que se sentiram incomodadas“, disse. No vídeo em questão, o cantor pergunta o nome da fã que subiu ao palco, e que disse se chamar Ketlen. Mas Compadre Washington insistiu na pergunta sobre o nome de batismo. Porém Ketlen continuou afirmando o nome social.

Após mais uma vez perguntar, a fã falou do nome de registro e o cantor respondeu: “Aí, sim! Falou a verdade… mentira tem perna curta”.
Repúdio ao ato
No Instagram, o perfil de um projeto de empregabilidade de pessoas Trans, o “Trans Empregos”, publicou o vídeo e fez criticas ao cantor:
“Um episódio lamentável marcou um show do cantor Compadre Washington da banda ‘É o Tchan’. Durante a apresentação, ele chamou uma fã ao palco e, de forma constrangedora e transfóbica, a forçou a dizer seu nome de registro, mesmo após ela ter deixado claro seu nome social. O que deveria ser um momento de celebração e diversão tornou-se uma experiência de violência e humilhação pública”, criticou.
O Trans Empregos ainda acresenta que, esse tipo de atitude não é apenas desrespeitosa, mas reflete uma realidade cruel enfrentada diariamente por pessoas trans. O escritor e ex-bbb, Rodrigo França reagiu ao ocorrido: “Que decepção”.
Leia mais notícias por aqui: “Estou muito grato”, diz A$AP Rocky ao ser absolvido de acusações de agressão com arma de fogo em Los Angeles